top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Cazaquistão é convidado a se juntar ao BRICS como país parceiro

O ministro das Relações Exteriores da Rússia Serguei Lavrov teve um encontro diplomático com o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Murat Nurtleu, na capital cazaque de Astana, na última quinta-feira (7/11). A reunião entre os altos representantes abordou uma série de questões, sendo uma das principais: o convite para o Cazaqusitão oficializar seu status de ingresso no grupo do BRICS como país parceiro, uma nova categoria criada após a cúpula da associação em Kazan, em outubro deste ano. A informação foi divulgada pela mídia DKnews.

Foto: Ministério das Relações Exteriores da Rússia

"O Cazaquistão recebeu uma proposta para se juntar ao BRICS como país parceiro. Esperamos que isso enriqueça nossos contatos sobre questões globais urgentes em uma era de mudanças que observamos e vivenciamos", afirmou Serguei Lavrov, Ministro das Relações Exteriores da Rússia.


O novo status, de acordo com nota das delegações de ambos os países, abrirá novas perspectivas para o fortalecimento da cooperação bilateral e a ampliação da participação conjunta na resolução de questões globais.


A cooperação entre a Rússia e o Cazaquistão, segundo Lavrov, se desenvolve em diversas áreas, incluindo projetos de cunho comercial, econômico, cultural, humanitário e energético.


"A cooperação comercial e econômica está em expansão. Estão sendo implementados projetos estratégicos de destaque, incluindo a modernização do gasoduto 'Ásia Central – Centro' [...]. Entre eles, acordos para fornecimento de gás ao Uzbequistão, transporte de gás para a gasificação das regiões nordeste do Cazaquistão, com a perspectiva de sua exportação para a China", adicionou o diplomata russo.


O chanceler também destacou que a entrada do Cazaquistão no BRICS pode ter um efeito ainda mais abrangente, consolidando a colaboração entre os países em questões de relevância internacional, pois ofereceria uma plataforma multilateral para discussão de temas pertinentes e desenvolvimento de abordagens conjuntas.


Além disso, deve-se considerar o fortalecimento da cooperação no âmbito de outras associações, das quais ambos os países fazem parte, como a OTSC (Organização do Tratado de Segurança Coletiva); a ASEAN; a CEI (Comunidade dos Estados Independentes); e a OCX (Organização para Cooperação de Xangai).


Um aspecto importante é a visita de Estado planejada do presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao Cazaquistão, que está programada para 27 de novembro deste ano, durante a qual está prevista a assinatura de uma série de importantes acordos.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA (*com informações da DKnews)

 
 
 

Σχόλια


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page