top of page
banner multivacinacao niteroi idoso 780x90px 9 8 24.jpg

Cedae isolou tolueno e abastecimento de água é retomado

No fim da noite desta sexta-feira (5/4), a Cedae retomou a operação no sistema Imunana-Laranjal, que abastece de água tratada as cidades de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, além parte de Maricá e a Ilha de Paquetá, na capital. O serviço estava interrompido desde a manhã de quarta-feira (3/4), afetando quase 2 milhões de pessoas.

Reprodução

A companhia afirmou que conseguiu isolar o tolueno, substância química que contaminou os mananciais nos pontos de captação. A produção na estação de tratamento atingiu 100% durante a madrugada e a água tratada começou a chegar às torneiras das casas na manhã de sábado (6/4).


Na sexta-feira, após mais de 60 horas de interrupção do fornecimento, o governo do Estado do Rio anunciou a criação de uma força-tarefa para fazer a sucção da substância contaminante e à noite informou que cerca de 160 mil litros de água com tolueno foram retirados dos canais às margens do rio Guapiaçu, em Guapimirim.


Antes de retomar o serviço, o Laboratório Biológico de Rastreamento Ambiental (Libra), da Cedae, testou a água captada de hora em hora. Já no fim da noite, as análises mostraram que a água havia atingido o padrão de qualidade seguro para o consumo humano.


A Polícia Civil segue investigando a origem da contaminação. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente também abriu inquérito para apurar o caso. Há indícios de que a origem do vazamento químico seja um oleoduto desativado localizado na região.


Niterói


Em postagem nas redes sociais na manhã de hoje (sábado, 6/4)), o Prefeito de Niterói, Axel Grael, informou que alguns pontos da cidade ainda estão sem água, mas que, aos poucos, a situação está voltando ao normal.



Comentários


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
banner multivacinacao niteroi idoso 300x250px 9 8 24.jpg
bottom of page