top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Centro cultural no Fonseca homenageia Cauby Peixoto

A Prefeitura de Niterói concluiu a recuperação das paredes do casarão na Alameda São Boaventura, que será o primeiro espaço exclusivamente dedicado à cultura na Zona Norte da cidade. As obras já avançaram para a construção das fundações de um prédio anexo, que abrigará um auditório com capacidade para 200 pessoas. O espaço, que se chamará Centro Cultural Cauby Peixoto, homenageará o icônico cantor niteroiense que viveu no bairro do Fonseca. A previsão é de que o centro cultural seja inaugurado em 2025.

Divulgação
Divulgação

“O Fonseca tem uma história rica e é o coração da Zona Norte. Com o Centro Cultural Cauby Peixoto, estamos honrando tanto a memória de um dos maiores artistas da nossa cidade quanto oferecendo um espaço moderno e acessível para a cultura e a convivência. Será um ponto de encontro para moradores do bairro e de toda a Niterói”, afirma o prefeito Axel Grael.


A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) lidera as obras de restauro do casarão. Após a limpeza geral, foi finalizada a restauração das telhas e a reconstrução completa da estrutura do telhado, que agora está em fase de recomposição.


O novo Centro Cultural contará com uma biblioteca, sala de leitura, brinquedoteca, espaços para coworking, salas multiuso e um auditório com infraestrutura moderna e acessibilidade. O investimento total no projeto é de R$ 16,8 milhões, e a conclusão das obras está prevista para julho de 2025.


O niteroiense Cauby Peixoto


Nascido no bairro de Santa Rosa, em Niterói, em 1931, Cauby Peixoto foi o caçula de seis irmãos, todos músicos. Filho da cavaquinista Alice de Carvalho e do compositor Eliziário “Cedete” Peixoto, ele mudou-se com a família para o Fonseca após a morte do pai. No bairro, Cauby formou grandes amizades e vivenciou experiências marcantes, como prêmios em concursos de dança no Líder Esporte Clube e carnavais no Barreto.


Reconhecido como um dos maiores intérpretes da música brasileira, Cauby foi premiado nacional e internacionalmente, incluindo um Grammy Latino pelo álbum Eternamente Cauby Peixoto – 55 anos de carreira e o Latin Recording Academy’s President Merit Award. Ele faleceu em 2016, em São Paulo, deixando um legado imortal na música.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page