Centro do clima alertou sobre chuvas intensas na BA

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vem emitindo alertas sobre a gravidade dos temporais que atingem o sul e sudoeste da Bahia há oito dias. Foram ao menos quatro alertas desde 20 de dezembro, conforme registros do órgão. Um dos avisos foi em 22 de dezembro. O texto publicado pelo Cemaden indicava “encharcamento do solo e danos a infraestruturas da região, incluindo estradas, pontes e residências”.

Porto Seguro / Foto: Isaac Nóbrega / Agência Brasil

“Essa situação, aliada a muito provável ocorrência de chuvas volumosas, especialmente entre a sexta-feira (24/12) e domingo (26/12) de dezembro, permite identificar um alto risco de ocorrência de novos deslizamentos de terra e inundações”, ressalta trecho do alerta.


As informações são repassadas ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, ao Sistema Nacional de Proteção, à Defesa Civil e aos órgãos estaduais e municipais de proteção.


No último domingo (26/12), o Cemaden manteve o alerta de risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia.


“As precipitações devem continuar, com possibilidade de se estenderem, pelo menos, até a próxima terça-feira”, avisa. Há 1 mês, rios da região estão acima do nível normal.


“Em caso de alerta de risco de nível alto, a probabilidade de ocorrência do desastre é alta, assim como seu impacto potencial para a população. Recomendam-se as ações previstas no Plano de Contingência Municipal e demais ações previstas neste, tais como: verificação in loco nas áreas de risco, acionamento dos órgãos locais de apoio, preparação de abrigos e rotas de fuga etc.”, orienta o Cemanden.

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg