Chanceler da China elogia presidência do Brasil no BRICS
- Mehane Albuquerque
- 29 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
O Brasil cumpriu integralmente as responsabilidades como país que ocupa a presidência do BRICS e realizou uma cúpula de sucesso no Rio de Janeiro, fortalecendo a cooperação entre as nações do Sul Global. A avaliação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em conversa telefônica com seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira.

Segundo a Xinhua News Agency, parceira da TV BRICS, o chanceler chinês reafirmou a disposição de trabalhar em conjunto com o Brasil e os demais países do grupo para defender os interesses das nações em desenvolvimento e impulsionar a reforma das instituições de governança global.
Wang Yi também destacou que as relações entre Brasil e China estão no nível mais alto da história e reiterou o compromisso de aprofundar a cooperação prática em diversas áreas.
Por sua vez, Mauro Vieira ressaltou que a coordenação estreita entre os países do BRICS tem relevância especial diante do atual cenário de desafios globais.
Em maio deste ano, o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, realizaram negociações em Pequim. O encontro resultou na assinatura de 20 acordos de cooperação em áreas como ciência e tecnologia, economia digital, finanças, agricultura e outros setores. Também foram emitidas duas declarações conjuntas.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA










Comentários