top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Chanceleres do BRICS realizam negociações bilaterais

O encontro dos ministros de Relações Exteriores do BRICS, que terminou na última terça-feira (29/4), teve como foco as questões globais prioritárias e as metas do grupo para este ano. Mas além das sessões com representantes dos países-membros do grupo e de Estados parceiros, ocorreram várias reuniões bilaterais.

Divulgação
Divulgação

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu com o chanceler russo, Serguei Lavrov, assim como com os ministros das Relações Exteriores da China e da Etiópia, Wang Yi e Gedion Timothewos, respectivamente.


Wang Yi expressou total apoio ao Brasil na presidência do BRICS e destacou a disposição de fortalecer a voz do Sul Global no cenário internacional, segundo o MRE da China. Vieira, por sua vez, enfatizou a necessidade de intensificar a cooperação com a China nas áreas de economia, ciência, saúde e tecnologia.


Nas negociações com Timothewos, foram discutidos esforços conjuntos para segurança alimentar, aumento da produtividade agrícola, transição para energias verdes e restauração dos ecossistemas. A informação foi divulgada pela ENA, parceira da TV BRICS.


Wang Yi também se encontrou com representantes da Rússia, África do Sul, Etiópia, Cuba, Nigéria e Tailândia. O ministro sul-africano Ronald Lamola ressaltou o alto nível de confiança entre a África do Sul e a China, afirmando a intenção de aprofundar os laços comerciais, energéticos, educacionais e em outras áreas. O ministro etíope, durante sua reunião com Wang Yi, expressou o desejo de fortalecer a cooperação com a China no âmbito da iniciativa "Cinturão e Rota".


Além disso, no contexto do encontro do BRICS, o ministro russo Serguei Lavrov teve uma série de reuniões com representantes de países parceiros, incluindo Tailândia, Bolívia e Cuba. Com o ministro de Relações Exteriores tailandês, Maris Sangiampongsa, Lavrov discutiu a possibilidade de firmar um acordo de zona de livre comércio (ZLC) entre a União Econômica Eurasiática (UEE) e a Tailândia.

Divulgação
Divulgação

"Durante as negociações produtivas com a Rússia, um dos participantes-chave no BRICS, expressei o desejo da Tailândia de avançar nas negociações sobre a ZLC com a UEE e expandir os intercâmbios turísticos. Agradeci pela organização bem-sucedida das turnês da Orquestra Sinfônica Real de Bangkok em Moscou e São Petersburgo", escreveu Sangiampongsa em suas redes sociais após o encontro.


As negociações bilaterais entre representantes dos países parceiros do BRICS receberam atenção especial dentro da agenda da reunião dos chanceleres do grupo. Como relatado pela Prensa Latina, parceira da TV BRICS, a Bolívia conseguiu acordar com Cuba e Belarus uma intensificação da cooperação em setores estratégicos como energia, saúde, agricultura, turismo e biotecnologia.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page