top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi pescador 780x90 29 11 24.jpg

Chefes de agências espaciais do BRICS debatem projetos multilaterais

Uma reunião dos chefes de agências espaciais dos países do BRICS, presidida pela Rússia, teve início em Moscou. Durante o evento, que durará dois dias, os representantes dos países do BRICS trocarão opiniões sobre uma ampla gama de questões de cooperação internacional.

Os chefes de agências espaciais discutirão projetos atuais e futuros em um formato multilateral. Além disso, está prevista a adoção de documentos conjuntos.


"A reunião de hoje está sendo realizada em um formato ampliado, é simbólica. Nós a consideramos não apenas como um bom sinal e um reflexo do apoio à presidência russa e suas prioridades, mas também, o mais importante, como uma confirmação do acordo de todos os participantes para desenvolver a cooperação na esfera espacial", disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Ryabkov.


O diretor executivo da Agência Espacial Nacional da África do Sul, Khumbulani Mudau, observou que a África do Sul apóia a iniciativa da Rússia de estabelecer um conselho espacial dos países membros do BRICS.


"Pretendemos desenvolver a cooperação com o lado russo nessa direção", afirmou.


Mudau acrescentou que a África do Sul pretende intensificar a cooperação no campo da tecnologia espacial com a Etiópia e o Egito, países membros do BRICS que aderiram recentemente.


Mohsen Al Awadhi, diretor de programa da Missão dos Emirados Árabes Unidos para o Cinturão de Asteroides (EMA), disse durante a reunião que a contribuição da Rússia para o espaço sempre foi um exemplo inspirador.


"Juntos, devemos utilizar nossos recursos. Com base nisso, podemos criar e lutar por novas conquistas que garantirão o progresso de toda a humanidade", observou Al Awadi.


Ele acrescentou que os Emirados Árabes Unidos acolhem a cooperação com a Rússia não apenas em projetos existentes, mas também veem um potencial ilimitado para novas realizações.


"Esta é a primeira vez que o lado etíope está participando da reunião de chefes de agências espaciais. Gostaríamos de saber mais sobre a cooperação dos países do BRICS no setor espacial. Estamos mais interessados em projetos de pesquisa", explicou Abdissa Yilma, chefe do Instituto Geoespacial e de Ciências Espaciais da Etiópia.


A China pediu uma maior cooperação internacional na exploração lunar e convidou outros países a participarem do projeto Rússia-China para construir a Estação Lunar Científica Internacional.


"A utilização do espaço próximo deve ser segura a longo prazo. Apoiamos a iniciativa da Rússia nesse sentido", disse Zhang Kejian, chefe da Administração Espacial Nacional da China (CNSA).


De acordo com ele, a China gostaria de promover o desenvolvimento da constelação de satélites do BRICS em um nível mais alto, aumentar os recursos e fortalecer a cooperação com outros países nesse sentido.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page