Chuva, filas e falta de vacinas para idosos acima de 88 anos


A chuva foi um ingrediente dramático à luta dos idosos de 88 anos para serem vacinados em Niterói / Luiz A. Erthal

O primeiro dia de vacinação, nesta segunda-feira, 8, para idosos a partir de 88 anos em Niterói foi marcado por transtornos nos quatro pontos de vacinação determinados pela prefeitura. O mau tempo já anunciado desde a semana anterior foi um componente dramático que se somou às dificuldades físicas e de locomoção desta faixa etária.

Velhinhos amparados por filhos, netos e cuidadores tiveram que atravessar poças d'água e esperar muitas vezes debaixo de chuva em filas que se formaram desde cedo nas policlínicas de Itaipu, Vital Brasil, São Lourenço e Barreto. E o pior: muitos não conseguiram ser vacinados porque nos quatro pontos de imunização foi anunciado o fim das vacinas em apenas duas horas, na média.

Às 9h30m, ouvintes da rádio BandNews FM informavam o atraso no início da vacinação em Itaipu e no Vital Brasil, onde já se formavam grandes filas. Meia-hora depois, as informações eram de que havia sido anunciado nas duas policlínicas o fim do estoque do imunizante.

Às 10h30m, a reportagem do TODA PALAVRA chegou à policlínica do Barreto, única onde os relatos eram de menor transtorno. A primeira informação colhida, no entanto, era a de que as vacinas haviam acabado. Em seguida, porém, foi anunciado pelos funcionários a existência de mais um lote de vacinas que seriam - como de fato foram - aplicadas em algumas dezenas de idosos que aguardavam na fila.

Dentro da policlínica, o ambiente era de boa organização, com funcionários e enfermeiros orientando atenciosamente a população. Do lado de fora, na rua Luiz Palmier, a chuva castigava os idosos que se dirigiam ao local. Largas poças d'água cercaram a policlínica, localizada em uma esquina, dificultando o acesso dos velhinhos, que muitas vezes precisavam mergulhar os pés dentro d'água.

Às 11 horas, funcionários anunciaram novamente o fim do estoque de vacinas no Barreto, para frustração de uma idosa de 89 anos - entre vários outros que ainda buscavam a imunização - que acabara de ultrapassar os diques formados nas sargetas da rua para alcançar a policlínia. Ela vinha com a filha de uma maratorna em busca de vacina em três locais: Vital Brasil, São Lourenço e Barreto. Teve, porém, que voltar para casa sem a tão sonhada imunização contra o coronavírus.


Secretaria anuncia fim das vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói confirmou em nota oficial que as doses da vacina contra a Covid-19 foram esgotadas nesta segunda-feira, nos quatro postos de vacinação localizados em áreas estratégicas da cidade.

"A Secretaria de Saúde solicitou mais doses ao Governo do Estado, responsável pela distribuição do insumo, para prosseguir com a imunização da sua população. No entanto, até o momento, não há confirmação de nova remessa. Portanto, a vacinação nos postos está suspensa até que novas doses cheguem do Governo Federal", informou a prefeitura em nota.

A vacinação dos idosos acamados a partir de 88 anos precisa ser agendada pelo e-mail para: covid19.acamadosniteroi@gmail.com informando nome completo, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone para contato.

Ainda segundo a prefeitura, as 11.620 doses em estoque são para a segunda fase de vacinação de trabalhadores de Saúde da linha de frente de combate à Covid-19. A vacinação para esse público específico inicia nesta semana nos hospitais onde eles trabalham.

"A Secretaria Municipal de Saúde está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais e no site oficial da Prefeitura", informou, ainda, a prefeitura.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle