Chuvas causam estragos e mostram Rio frágil


(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

As chuvas fortes que começaram a cair desde a noite desta sexta-feira até o meio da tarde deste sábado (6) causaram estragos e grandes transtornos em diversos bairros do Rio de Janeiro, expondo a fragilidade estrutural da capital fluminense, com imensos bolsões d'água, quedas de árvores e falta de energia elétrica em vários pontos da cidade, principalmente na Zona Norte. Devido à chegada da frente fria, o município está em estágio de mobilização desde às 3h30 da madrugada.

Os locais mais atingidos foram nos bairros de Anchieta, Piedade, Grajaú, Muda, Madureira, Méier, Tijuca e Penha - todos na Zona Norte.

Na Zona Sul, bombeiros também foram chamados para a retirada de uma árvore que tombou na Lagoa e interditou o trânsito em duas pistas da Avenida Epitácio Pessoa, em direção a Copacabana. Por causa do acúmulo de chuva, de 5mm em uma hora, a Avenida Niemeyer foi fechada ao tráfego nos dois sentidos.

Na Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, uma árvore caiu e a via foi totalmente interditada.


Árvore tombada no Recreio dos Bandeirantes: pista interditada (Reprodução)

A chuva intensa levou a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Rio a acionar, entre as 18h e as 18h30, 15 sirenes em nove comunidades da Zona Norte: Engenho da Rainha, Macacos, Parque Vila Isabel, Relicário, São João, Vila Matinha, Andaraí, Arrelia e Jamelão.

Ao todo, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da prefeitura do Rio monitora 103 comunidades de alto risco geológico e aciona as sirenes quando são atingidos os índices pluviométricos necessários para a desocupação preventiva dos locais. Em caso de emergência, a orientação da prefeitura é ligar para a Defesa Civil municipal pelo telefone 199. O serviço tem equipes de prontidão para atender a eventuais chamados.

Quem quiser pode receber os alertas de chuva forte da Defesa Civil por meio de SMS. Para fazer o cadastro basta enviar mensagem de texto com o CEP de interesse para o número 40199.

Previsão

O Alerta Rio indica que para este domingo, o transporte de umidade do mar em direção ao continente provocará predomínio de céu nublado na cidade, e a intensidade da chuva deve diminuir. A previsão é de chuva fraca, em pontos isolados da cidade, a qualquer momento do dia. Para segunda (8) e terça-feira, uma área de convergência de umidade sobre a Região Sudeste provocará chuva fraca a moderada em pontos isolados da cidade, durante a tarde e a noite.

A previsão de quarta-feira (10) indica que o tempo na capital fluminense será influenciado por um sistema de alta pressão. O céu deve ficar nublado ao longo do dia, com ventos fracos a moderados e temperaturas estáveis. Não há previsão de chuva nesse dia.

Aviso de ressaca

A Marinha do Brasil informa que ondas de até três metros de altura podem atingir a orla da cidade até as 9h de domingo.

Recomendações da Prefeitura

• Evitar o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca;

• Evitar a prática de esportes no mar;

• Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;

• Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;

• Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;

• Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;

• Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.


Com informações da Agência Brasil

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle