top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Chuvas foram mais intensas em Santa Bárbara e Itaipu

A cidade de Niterói permanece com previsão de chuva fraca a moderada durante este domingo (8/1) e também na segunda-feira (9/1). Equipes da Prefeitura de Niterói estão nas ruas trabalhando desde o início das fortes chuvas que começaram na quarta-feira (4/1). Os maiores acumulados pluviométricos, em 48h, foram registrados em Santa Bárbara (165,2 mm), Itaipu (163,2 mm), Maceió (153,2 mm), Engenho do Mato (146,4 mm) e Várzea das Moças (144,0 mm), que representa mais de 112 % do previsto, valor acima da média climatológica para todo o mês de janeiro. Nenhuma sirene foi acionada até o momento. Não há registro de vítimas.

Divulgação

Agentes da Defesa Civil, Assistência Social, Nittrans e Administrações Regionais estão nas ruas para minimizar os transtornos aos moradores. A Defesa Civil ressalta ainda que está em contato constante com os voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (NUDEC) e lideranças das Associações de Moradores das comunidades, a fim de antecipar possíveis problemas e melhorar as ações preventivas nas áreas de risco. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.


Operadores da NitTrans estão nas ruas, com aumento de efetivo, orientando motoristas. Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando desde a noite de ontem nos serviços emergenciais de retirada de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas.


Também há caminhões Vac All – equipamentos de aspiração com alto poder de sucção – percorrendo trechos da cidade. O veículo é usado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água.


Informação


A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Twitter está sendo atualizado com boletins das chuvas.


Previsão


De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, neste domingo (8/1), o tempo continuará instável na cidade devido a atuação de um canal de umidade sobre a Região Sudeste. Assim, o céu permanecerá encoberto com chuva fraca a moderada, sendo mais intensa nos períodos da tarde/noite.


Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas seguirão amenas. Persiste a previsão de acumulados de chuva elevados. A partir de segunda-feira (9/1), a previsão é de céu encoberto passando a nublado com chuva fraca isolada na madrugada e manhã. As temperaturas ficarão estáveis e os ventos fracos a moderados.


Prevenção


A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:


- Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.


- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.


- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.


- Caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Commentaires


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page