top of page

Chuvas fortes: Niterói em estágio de alerta


A Defesa Civil de Niterói informa que a cidade está em estágio de alerta desde às 18h20 de ontem, sexta-feira (12/1). Houve registro de chuva forte a muito forte na cidade. Em uma hora, o acumulado correspondeu a aproximadamente 40% da média climatológica para o mês de janeiro. Houve previsão de pancadas de chuva moderada a forte para a noite e a madrugada. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.


No Ingá, além do alagamento, um transformador explodiu e pegou fogo. A Avenida Roberto Silveira, próximo ao campo de São Bento, e o centro da cidade também ficaram alagados.


O trânsito parou na Rua Mario Viana, em Niterói. Não passava carro, ônibus e muito menos pedestres. Pessoas ficaram ilhadas em ônibus e bairros ficaram sem luz. Em Icaraí, a Rua Pereira da Silva ficou debaixo d'água.


Na Alameda São Boaventura, a chuva causou um grande engarrafamento por volta das 19h. O rio que passa pela avenida transbordou.


No Barreto, o barracão das escolas de samba de Niterói foi alagado, comprometendo as alegorias que estão sendo preparadas para o carnaval.


Equipes nas ruas


Mais de 300 agentes da Prefeitura de Niterói estão atuando nas ruas para mitigar os impactos da chuva. Operadores da NitTrans estão orientando motoristas, equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão realizando serviços emergenciais de retirada de galhos de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas. Os funcionários trabalharão durante toda a madrugada executando o serviço de retirada de resíduos.


Até o momento, foram acionadas sirenes no Pé Pequeno e no Boa Vista, sem registro de feridos. Nestes locais, o acumulado máximo em uma hora foi de 57,8 mm e 60,4 mm respectivamente.


A Defesa Civil está atuando em cinco ocorrências relacionadas a deslizamentos, sem feridos. Houve registro de bolsões d'água na Ponta da Areia, Centro, Alameda São Boaventura, Ponto Cem Réis, Icaraí e Santa Rosa. Apesar da forte chuva, o escoamento da água ocorreu de forma rápida.


O Horto do Fonseca não será aberto ao público neste sábado (13/1), para a retirada de fiação e árvores caídas.

Informação


A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O X, antigo Twitter, está sendo atualizado com boletins das chuvas.


Previsão


De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, um sistema de baixa pressão no oceano manterá o tempo instável em Niterói. Desta forma, haverá céu nublado com temperaturas em declínio e previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte a qualquer momento, principalmente na manhã/tarde deste sábado (13/1) quando há condições atmosféricas para ocorrência de raios e rajadas de vento moderada/forte.


No domingo (14/1), o céu ficará nublado em Niterói, com chuva fraca a moderada isolada nos períodos da madrugada e da tarde. As temperaturas estarão estáveis e os ventos serão fracos a moderados. Na segunda-feira (15/1), um sistema de alta pressão influenciará o tempo em Niterói. Assim, a previsão é de céu parcialmente nublado e sem chuva. As temperaturas apresentarão elevação e os ventos terão intensidade fraca a moderada.


Prevenção


A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos.


Além disso:


- Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.


- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.


- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.


- Caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói / *Com informações das redes sociais.

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page