top of page

Chuvas fortes: Niterói permanece em estágio de atenção

O temporal da noite desta quinta-feira (5/10) teve vento forte, muitos raios e grandes volumes de chuva. Durou cerca de uma hora e arrancou árvores, alagou vias, fechou escolas, causando muitos transtornos. Logo de manhã, os moradores puderam avaliar os estragos ocorridos na cidade. Niterói entrou em estágio de atenção às 19h10 de ontem. A velocidade dos ventos chegou a 61 Km/h na região da Baía de Guanabara (medido na estação do aeroporto Santos Dumont).

Divulgação / Prefeitura de Niterói

A prefeitura colocou um efetivo de mais de 2 mil funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais e Nittrans trabalhando nas ruas desde a noite de ontem. Até o momento há registro de 40 quedas de árvores.


O prefeito Axel Grael esteve reunido com as equipes na manhã desta sexta-feira (6/10).


"Nossa Defesa Civil entrou em atenção por volta de 19h10 e pouco depois tivemos uma chuva muito intensa, com cerca de 43% da chuva que se espera para todo o mês de outubro. Estamos mobilizados desde ontem quando emitimos o estágio de alerta para a cidade. Também tivemos ventos muito fortes. Foi registrado cerca de 61 km/h no entorno da Baía de Guanabara. Temos cerca de 2 mil pessoas de vários órgãos de defesa atuando no atendimento das emergências em função dessas condições bastante severas para que a gente leve a cidade à normalidade o mais rápido possível", disse o prefeito está em contato com a concessionária Enel para cobrar o estabelecimento do fornecimento de energia em pontos da cidade que ainda estão sem luz.


Maiores registros pluviométricos


O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informa que os maiores acumulados pluviométricos, em 24h, foram registrados no Cavalão (47,6 mm), Maceió (41,6 mm), São Francisco (40,8 mm), Pé Pequeno (36,2 mm), Travessa Beltrão (34,2 mm) e Bairro de Fátima/Morro do Estado (33,0 mm).


Em uma hora choveu em Niterói o equivalente a cerca de 43% do previsto da média climatológica para todo o mês de outubro.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

Próximas horas e fim de semana


Núcleos de chuva atuam sobre a cidade. Permanece a previsão de pancadas de chuva moderada a forte, acompanhada de raios nas próximas horas. Para a noite de sábado e madrugada de domingo, há previsão de chuva forte com rajadas de vento.


Escolas e UFF


A Umei Denise Mendes Cardia e a Escola Municipal Anísio Teixeira, ambas em São Domingos, estão fechadas nesta sexta-feira (6). A Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, na Ponta d’Areia, terá algumas turmas liberadas na parte da tarde.


A chuva causou estragos no prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Gragoatá.


Orientações à população


A Defesa Civil orienta que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

Prevenção


A Defesa Civil orienta que a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:


- Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.


- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.


- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.


Estágios


A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.


Informações


A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

Sistema Municipal de Defesa Civil


A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia tem 128 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2400 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas.


Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes - pontos de apoio.


Plano de resiliência


Desde 2013, Niterói já realizou intervenções em encostas em diversos bairros da cidade, com investimentos de mais de R$ 45 milhões em obras que integram o eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói



Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page