top of page

Chuvas: Niterói segue em estágio de atenção

Niterói segue em estágio de atenção desde às 19h20 deste sábado (9/3) quando foi anunciada a chegada de núcleos de chuva forte acompanhados de raios e rajadas de ventos. A Prefeitura de Niterói permanece com equipes trabalhando para mitigar os impactos das fortes chuvas da noite. Mais de 300 agentes estão atuando nas ruas da cidade.

O maior índice de acumulado foi registrado no Morro do Estado, quando em 15 minutos, chegou a 34,2 mm. Para o período da tarde e noite, permanece a previsão de chuva fraca a moderada, além de ventos fortes. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

Além da atuação da Defesa Civil, operadores da NitTrans estão orientando motoristas, equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão realizando serviços emergenciais, como a retirada de galhos de árvores.

Os maiores acumulados de chuva registrados em 15 minutos foram 34,2 mm no Morro do Estado, Cavalão com 33,4 mm, 33 mm no Pé Pequeno, 29,6 mm no Bairro de Fátima e 27 mm no Boa Vista.

Em 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados Morro do Estado (55,6 mm), Morro da Penha (49 mm), Piratininga (48,6 mm), Pé Pequeno (47,8 mm) e Jurujuba (45,4 mm).

Além das quedas de árvores, foram registrados dois destelhamentos pelo vento e por queda de galhos, uma queda de muro e um desabamento parcial de imóvel. Não há vítimas. Nenhuma sirene foi acionada.


Informação


A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O X, antigo Twitter, está sendo atualizado com boletins das chuvas.


Sistema Municipal de Defesa Civil


Defesa Civil de Niterói tem 154 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2700 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas.


Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes - pontos de apoio.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page