top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Cianobactéria fóssil com 540 milhões de anos é encontrada em MG

Pesquisadores brasileiros descobriram, no Estado de Minas Gerais (região sudeste), restos fósseis de uma espécie de cianobactéria não descrita anteriormente, com cerca de 540 milhões de anos, segundo informa Prensa Latina, o parceiro da rede TV BRICS.

A descoberta tem 10 micrômetros de tamanho, e só pode ser vista em um microscópio eletrônico, mas é de interesse para os cientistas que estudam os processos evolutivos na Terra. A descoberta é uma evidência da existência de vida no planeta há mais de 540 milhões de anos.


Batizada de Ghoshia januarensis, essa cianobactéria vivia no ambiente marinho, e foi encontrada por especialistas em formações calcárias.


Durante as investigações, conduzidas pelo geólogo Mateus Denesin em colaboração com outros cientistas, foram encontrados na Bacia do Rio São Francisco não apenas a Ghoshia januarensis, mas também seis outros organismos fósseis. Essas descobertas confirmam a teoria de Darwin e ampliam o conhecimento humano sobre a história da Terra.


A presença de fósseis tão antigos em sedimentos de calcário também pode sugerir a existência de depósitos de petróleo ainda não descobertos na região. Entretanto, os cientistas ressaltam que serão necessárias mais pesquisas para determinar a viabilidade comercial dessa descoberta.


Fonte: TV BRICS e Prensa Latina, parceiras do TODA PALAVRA


Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page