Ciclone Elsa desabriga mais de 200 mil em Cuba
- Da Redação
- 6 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

A tempestade tropical Elsa, a quinta da atual temporada de ciclones no Atlântico, estava localizada sobre o Estreito da Flórida na manhã desta terça-feira (6), e deve seguir rumo ao litoral oeste do estado norte-americano depois de despejar chuvas e ventos de até 100 quilômetros por hora em Cuba, deixando mais de 200 mil desabrigados e causando danos na agricultura no país, mas sem causar mortos.
Preventivamente, o governo da Ilha havia retirado as pessoas que vivem em áreas sujeitas a inundações ou moradias inseguras no trajeto potencial da tempestade, a maioria indo para casas de familiares e amigos, e outros para abrigos do governo.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou, em seu último boletim, que o centro do Elsa estava se movendo na direção norte-noroeste, a quase 19 quilômetros por hora (km/h).
"Algum fortalecimento adicional está previsto até esta noite antes de o Elsa seguir Flórida adentro", acrescentou o NHC, sediado em Miami.
"Condições de tempestade tropical estão começando na área de alerta de Florida Keys e são esperadas ao longo do litoral oeste da Flórida ainda nesta manhã (de terça-feira)", informou o NHC.
O Elsa se formou na quarta-feira em frente à ilha de Barbados, no sudeste do Caribe, e alcançou a categoria de furacão durante o fim de semana ao passar pelas ilhas da região. Na República Dominicana, um jovem de 15 anos morreu na região de Bahoruco pela queda de um muro, e uma mulher de 75 anos faleceu pelo desabamento da sua casa em Bani, conforme o Instituto Nacional de Medicina Legal (Inacif). A Agência Caribenha de Gestão de Emergências por Desastres (CDEMA, na sigla em inglês) notificou uma terceira vítima em Soufriere. O resto da região reportou danos urbanos e na agricultura, sem outras vítimas.
Comments