Cid confirmou que Bolsonaro sabia de plano de golpe, diz advogado
O advogado Cezar Bittencourt disse nesta sexta-feira (22), em entrevista à GloboNews, que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante ordens, confirmou em depoimento ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sabia do plano de golpe de Estado. Inicialmente, Bittencourt disse que Bolsonaro "sabia tudo" - o que incluiria o plano de execução de Lula, Alckmin e Moraes -, mas depois recuou e disse: "Uma coisa importante para retificar, eu não disse que o Bolsonaro sabia de tudo. Mas alguma coisa ele tinha evidentemente conhecimento".
Na entrevista, feita remotamente, a jornalista Andréia Sadi pergunta ao advogado: "Cid confirmou que Bolsonaro sabia desse plano de golpe de Estado? E o que Cid diz sobre o plano de execução de Lula, Alckmin e Moraes, ele confirma que Bolsonaro sabia?"
"Confirma que sabia, sim. Na verdade, o presidente de então sabia tudo, comandava essa organização", afirmou Bittencourt.
Por problema técnico (de conexão), o advogado ficou fora do ar por cerca de dez minutos. Quando voltou ao ar, ele mudou de discurso, fazendo a retificação e acrescentou: "O presidente, segundo informações, teria conhecimento dos acontecimentos que estavam em desenvolvimento, de que algo era elaborado. Mas nada de plano de execução e golpe de Estado”
De acordo com o Globo, no depoimento prestado a Alexandre de Moraes, o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro reafirmou que o ex-presidente sabia da minuta golpista e sugeriu alterações no documento. "Ao longo da audiência, na quinta-feira, o magistrado quis saber se Bolsonaro tinha pleno conhecimento dos termos da minuta, o que foi confirmado por Cid", ressaltou.
Comentarios