Cidades atingidas pelas chuvas recebem medicamentos e insumos
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), enviou medicamentos, como analgésicos e antibióticos, máscaras, luvas, cateteres, ataduras, seringas, agulhas, entre diversos outros insumos, para municípios afetados pelas chuvas.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro criou o Comitê SOS Chuvas para acompanhar a situação dos municípios atingidos pelas fortes tempestades que caem no estado, desde o começo da noite da última quinta-feira (21/3). Um dos mais afetados, Petrópolis, na Região Serrana, entrou em estágio de crise e decretou situação de emergência.
Integram a força-tarefa a Fundação Leão XIII; os programas RJ Para Todos e Segurança Presente, a Secretaria de Estado de Governo; além da Secretaria de Estado da Mulher, a Subsecretaria de Políticas Inclusivas e o RioSolidario.
O RioSolidario, além de ser um ponto de coleta, e contando com arrecadação da Fundação Leão XIII e doações de parceiros, destinou cerca de 5.800 itens como alimentos, água, kits de limpeza e higiene, fraldas infantis, leite em pó e colchonetes, para os municípios de Teresópolis e Magé neste sábado (23/03). Mais municípios serão contemplados nos próximos dias.
Equipes do Segurança Presente estão atuando na abertura de postos de recebimento das arrecadações, enquanto o RJ Para Todos está mobilizado para ajudar na distribuição das doações. A Fundação Leão XIII, por sua vez, vai atuar na identificação das necessidades de cada município.
Num segundo momento, o programa RJ Para Todos, Fundação Leão XIII e demais órgãos vão realizar mutirões da cidadania, com serviços do Governo do Estado na assistência às vítimas das chuvas, como isenção para segunda via gratuita de novos documentos: carteira de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito.
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Comments