Cidades do RJ retomam calendário 2ª dose da CoronaVac


(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Com a entrega de uma nova remessa de doses da CoronaVac ao estado do Rio de Janeiro e os envios divulgados pelo Instituto Butantan, municípios que suspenderam o calendário de aplicação da segunda dose retomam nesta segunda-feira (3) a imunização contra a Covid-19.

Além da capital e Niterói, ao menos outros 24 municípios haviam suspendido a segunda aplicação por falta de unidades da CoronaVac no estoque. São eles: Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Barra Mansa, Rio das Ostras, Teresópolis, Mesquita, Maricá, Nilópolis, Seropédica, Três Rios, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Mangaratiba, Casimiro de Abreu, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, Vassouras, Arraial do Cabo, Pinheiral. Quissamã, Itaocara, Italva e Duas Barras.

Apesar de, segundo a bula da CoronaVac, o intervalo máximo sugerido entre as doses ser de 28 dias, em diversas cidades há idosos que já ultrapassaram esse limite. Mesmo assim, o Ministério da Saúde orienta que a segunda dose deve ser aplicada assim que possível, ainda que fora do prazo, para completar o esquema vacinal e assegurar a proteção adequada contra a doença..

A distribuição das vacinas para os municípios foi feita no fim de semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Foram entregues 54.160 doses da CorovaVac e 595.820 da Oxford/AstraZeneca.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital anunciou, na noite de domingo (2), as novas datas previstas para a segunda dose da CoronaVac. A partir desta segunda-feira (3) podem tomar a vacina os idosos com mais de 70 anos. Na terça, será a vez de quem tem 67 anos ou mais. No sábado (8), receberão a segunda dose pessoas com 66 anos. Na quinta-feira da semana que vem (13), quem tem 64 e 65 anos. Os que têm 61, 62 e 63 anos poderão completar o esquema vacinal no dia 17.

Outros grupos que tenham recebido a primeira dose da CoronaVac entre os dias 5 e 9 de abril devem comparecer aos postos de vacinação dez dias após a data marcada para a segunda dose em seus comprovantes. Os que receberam a primeira aplicação entre 10 e 17 de abril devem tomar a segunda dose no dia 17 de maio. Para quem tomou a primeira dose depois do dia 17 de abril não haverá adiamento na aplicação da segunda dose.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a segunda dose da CoronaVac será aplicada somente no período da manhã.




1/3
300x250px - para veicular a partir do di

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também: