top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Cientista demitido por Bolsonaro presidirá o CNPq

Ex-diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ricardo Galvão, deverá ser confirmado como novo presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) nos próximos dias. De acordo com a Folha de S.Paulo, a decisão já foi tomada por Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Reprodução / YouTube

Galvão, 75 anos, é professor do Instituto de Física da USP e atuou na equipe de transição de Lula nos últimos meses. Em 2019 ele foi o pivô de uma crise que sinalizou o que viria mostrar-se a tônica negacionista do governo Bolsonaro.


Após ser cobrado pela imprensa estrangeira sobre o altos níveis dos números do desmatamento no país, dados esses registrados pelo sistema Deter, do Inpe, o ex-presidente disse ter “convicção” de que os dados eram “mentirosos”, acusando ainda o cientista de estar “a serviço de alguma ONG”.


“Até mandei ver quem é o cara que está à frente do Inpe para vir se explicar aqui em Brasília, explicar esses dados aí que passaram à imprensa”, disse Bolsonaro. “No nosso sentimento, isso não condiz com a realidade. Até parece que ele está a serviço de alguma ONG, o que é muito comum.”



Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page