top of page

Cientistas alertam: 'savanização' da Amazônia é risco real

“A Amazônia alcançou seu ponto de inflexão?”. O site do The New York Times da última quarta-feira, 4 de janeiro, publicou uma densa reportagem em sua revista The New York Times Magazine, assinada pelo jornalista Alex Cuadros. Numa incursão pela região, em contato com pesquisadores que ali trabalham e de institutos que tratam do tema, Cuadros descreve vivências atuais e opiniões preocupantes desses profissionais sobre o futuro próximo e longínquo da Amazônia.

Reprodução

Entre os entrevistados, está o reputado cientista brasileiro, Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados da USP, que participa de iniciativas e pesquisas voltadas para a preservação da Amazônia.


“Excelente. Muito bom a reportagem sair logo agora nos primeiros dias do novo governo, terá grande impacto no globo e certamente no Brasil”, comentou Nobre.

Carlos Nobre / Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Na opinião do cientista, “se o atual desflorestamento alcançar de 20% a 25% da área original da floresta, os rios voadores que seu ecossistema produz vão se enfraquecer de tal forma que a 'rainforest' [floresta úmida tropical] deixará de ser capaz de sobreviver na maior parte da Amazônia. Em vez disso, ela vai colapsar, tornando-se uma esquálida savana, possivelmente em décadas”.


Nobre ainda acrescentou que ele e outros cientistas acreditam que, com um enorme esforço de promoção de reflorestamento nas áreas afetadas, será possível reverter essa tendência e restaurar a Amazônia. Na sua visão, inclusive, essa restauração é fundamental para que os objetivos estabelecidos de combate à poluição ambiental pelo Acordo de Paris sejam alcançados.


A reportagem da The New York Times Magazine também colhe a opinião de cientistas internacionais conectados na questão climática como um todo, traçando um quadro global de problemas que se acumulam e seus possíveis efeitos globais.



Veja, a seguir, a palestra do cientista Carlos Nobre sobre o estado atual da Amazônia e projetos para reversão do desmatamento e seus efeitos apresentada no evento USP Pensa Brasil, realizado pela Universidade no segundo semestre do ano passado.

Fonte: Jornal da USP

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page