Cinema latino: TV BRICS promove cooperação entre Cuba e BRICS+
A rede internacional TV BRICS e o Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica (ICAIC) trabalharão juntos para promover o cinema latino-americano. Documento relativo a essa cooperação foi assinado por Janna Tolstikova, diretora-geral da rede de comunicações TV BRICS, e Alexis Triana Hernandez, presidente do ICAIC.
Os parceiros concordaram em implementar projetos informativos e educacionais no campo das artes e da cultura, realizar eventos artísticos, incluindo exibições em festivais, e promover o intercâmbio profissional entre cineastas dos países do BRICS+.
O acordo de cooperação entre a TV BRICS e o ICAIC foi assinado durante o Festival de Cinema Russo (Russian Film Festival) em Cuba, que acontece em Havana de 3 a 7 de abril de 2024, com o apoio do Ministério da Cultura da Federação Russa.
"Em nome do Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica, gostaria de expressar minha gratidão à TV BRICS por nos convidar a essa cooperação. É um acontecimento importante para nós, pois acreditamos na necessidade do intercâmbio cultural, e estamos convencidos da eficácia do trabalho conjunto. Cada um de nossos países possui uma indústria cinematográfica que precisa ser promovida e apoiada. Agradecemos pelo seu interesse na cooperação, e posso garantir que somos parceiros confiáveis. Estou convencido de que pequenos passos fazem grandes coisas acontecerem", disse Alexis Triana Hernandez.
A TV BRICS expressou sua intenção em tornar-se parceira de comunicações do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano. Em 2024, o Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica realizará o festival pela 45ª vez. A rede de comunicações TV BRICS já apoia mais de 20 grandes festivais de cinema na Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul.
"Os festivais de cinema permitem apresentar as realizações do setor aos amantes dessa arte, além de oferecerem oportunidades de coprodução e distribuição internacional de conteúdo. Dessa forma, a cooperação entre os países sai fortalecida, e o diálogo entre os países se desenvolve. Cuba possui um rico potencial em cinema, bem como em música, dança e artes plásticas. Em parceria com o ICAIC, promoveremos as realizações da cultura cubana na região do BRICS+, apoiando-nos em toda a nossa ampla rede de parceiros", afirmou Janna Tolstikova, Diretora-Geral da TV BRICS.
A diretora-geral da TV BRICS ressaltou ainda que a rede de comunicações leva regularmente para o mercado internacional documentários de produção própria e de seus parceiros.
Por exemplo, em 2024, Brasil, África do Sul e Moçambique estrearam em seus canais o filme "Costa de Ouro do Ártico", sobre a exploração de ouro na Rússia. Anteriormente, a TV BRICS foi a iniciadora da primeira produção internacional na história do BRICS: com a participação de empresas de comunicações de cinco países, foi realizado o documentário "Dostoévski Intercontinental".
Hoje, a TV BRICS e Cuba também cooperam de maneira frutífera em nível estatal. O Ministério da Educação Superior de Cuba, o Ministério da Educação de Cuba e o Instituto Cubano de Informação e Comunicação Social são parceiros oficiais da rede de comunicações TV BRICS.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments