top of page
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 780x90px 3 7 25.jpg

Clin apoia peça teatral que destaca a reciclagem

Com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) fez uma parceria com o Grupo de Teatro “Cia Móvel de Teatro” em que cedeu vasto material reciclável para o cenário do espetáculo “Um lugar logo ali”, que está sendo apresentado no Teatro da UFF e tem entrada franca.

Divulgação / Clin
Divulgação / Clin

Os integrantes do grupo estiveram no setor de reciclagem da empresa e, com a orientação dos colaboradores, puderam coletar o material: caixas de ovos, partes de ventilador e vários outros produtos reaproveitáveis. De acordo com os integrantes do Grupo, cada objeto coletado vai ser parte da cidade do espetáculo.


A ideia partiu da produtora-executiva da peça, Fernanda Guerreiro, ao considerar que poderia ser interessante uma parceria com a Clin para obter o material necessário e em grande volume. Ao mesmo tempo, uma forma educativa de divulgar o setor de reciclagem da companhia para as crianças e famílias que vão assistir ao espetáculo.


A parceria também estabeleceu que no dia 28 de junho, além da apresentação da peça, haverá uma roda de conversas ministrada pela coordenadora do Projeto Coleta Seletiva nas Escolas, a servidora Juliane dos Santos da Silva Porto. Na ocasião, Juliane explicará a importância da reciclagem, como é feito o trabalho, além de mostrar vários produtos artesanais e brinquedos que foram confeccionados pelos colaboradores com material reciclável.


“Um Lugar Logo Ali” é um espetáculo infantil inédito que propõe a redução de produção de lixo, sendo o figurino concebido a partir da reutilização de roupas dentro do conceito de moda circular e o cenário construído com materiais reciclados, reutilizáveis e recicláveis.


A peça também será apresentada nos dias 28 e 29 de junho, às 16h, no Teatro da UFF, na Rua Miguel de Frias, 9, Niterói.


A coleta seletiva acontece em toda a cidade de Niterói, pioneira neste tipo de serviço, iniciado em 1991, por meio do projeto experimental desenvolvido no Condomínio Grotão, em Itaipu. Atualmente, a Clin oferece diversas modalidades, que conscientizam e contribuem com o meio ambiente. A Companhia é responsável pela retirada de resíduos secos e úmidos (até 120 litros), gerados na cidade.


Sobre o espetáculo


Este é a primeira peça infantil da Cia Móvel de Teatro. Com direção de Cátia Costa e dramaturgia de Helena Hamam, Um Lugar Logo Ali aborda, de forma sensível e divertida, os excessos do mundo contemporâneo, a pressão por produtividade e seus impactos nas relações humanas e no meio ambiente.


Em cena, os personagens Hábito e sua prima Rotina vivem em Eficiência City, uma cidade acelerada, plastificada e compulsoriamente feliz. Ali, tudo gira em torno da produção contínua e do progresso, sob o comando onipresente de Marytocracia — uma figura que nunca aparece, mas comanda tudo com sua lógica meritocrática. O colega de trabalho dos dois, Ponto de Vista, observa a cidade de fora e, ao mesmo tempo, participa da história como narrador e personagem. É com a chegada de Contemplação, um viajante que oferece um outro olhar sobre a vida, que os pilares dessa cidade entram em colapso e mudam o rumo da história.


“A atmosfera de Eficiência City é pensada a partir de narrativas distópicas amplamente exploradas pela ficção científica. Já os habitantes são alegorias de conteúdos presentes em best-sellers do mercado empresarial e de autoajuda. O viajante Contemplação, por sua vez, foi pensado para simbolizar um resgate de união entre humanidade e natureza”, explica Helena Hamam.

Foto: Renato Mangolin / Divulgação
Foto: Renato Mangolin / Divulgação

A encenação mistura as linguagens do teatro, da dança e do circo, características da Cia Móvel de Teatro, para criar imagens poéticas e potentes que dialogam com as crianças e suas famílias. As apresentações contam também com um intérprete de Libras que, além de realizar a tradução, participa de algumas cenas interagindo com os personagens.


Em sintonia com a temática do espetáculo, o figurino assinado por Erika Schwarz é inteiramente composto por materiais reutilizados e recicláveis, como tecidos de brechó, roupas descartadas e itens de upcycling. A proposta é que a peça não só fale sobre sustentabilidade, mas que também a pratique concretamente em sua realização. O cenário, criado por Bianca Bühring, segue a mesma lógica, reforçando o compromisso da montagem com o cuidado ambiental.


“Um Lugar Logo Alí, sendo minha primeira obra de direção artística para a infância, me motiva a pensar numa ficção tão atual e presente no que diz respeito à idealização de mundos e construção de novas ideologias. Eficiência City é o lugar onde o progresso e o desenvolvimento tecnológico nos tornam tal qual máquinas, insensíveis e dispersos ao mundo dos sentidos e do coração. É preciso voltar a sentir o cheiro das flores naturais e se emocionar com o pôr do sol!”, afirma Cátia Costa, indicada ao Prêmio Shell de Melhor Direção por “Um pássaro não é uma pedra”, ao lado de Adriana Schneider e Mar Mordente.


A trilha sonora original, composta por Aline Peixoto, guia a narrativa e embala os movimentos do elenco formado por Daniel Leuback, Helena Hamam, Kai Lopes e Raphael Pompeu. A proposta da Cia é estimular o debate sobre temas como saúde mental, diversidade, meio ambiente e a importância de se olhar para os modos de vida contemporâneos com mais escuta e imaginação.


Ficha técnica:


Idealização: Cia Móvel de Teatro

Elenco: Daniel Leuback, Helena Hamam, Kai Lopes e Raphael Pompeu

Dramaturgia: Helena Hamam

Direção: Cátia Costa

Preparação Circense: Palu Felipe

Direção Musical e Trilha Original: Aline Peixoto

Operação de som: Douglas Xavier

Iluminação cênica e operação de luz: Raphael Grampola

Figurino: Erika Schwarz

Assistente de Figurino: Leo Thesolin

Cenário: Bianca Bühring e Asa Produções Artísticas

Caracterização cênica: Erika Schwarz

Direção de Produção: Raphael Pompeu

Produção Executiva: Fernanda Guerreiro

Assistente de Produção: Daniel Scarcello

Fotografia: Renato Mangolin

Designer: Douglas Daudt

Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues / Aquela Que Divulga


Apoio Cultural: Amazonas Bike, CLAC - Clube Livre de Arte e Cultura, CLIN, Delícias de La Marie, Sabores de Mae e Sulamita Gastronomia


Serviço


Datas: 28 e 29 de junho (sábado e domingo)

Horário: às 16h

Local: Teatro da UFF

Endereço: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói, RJ

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

Ingressos: gratuitos (retirada a partir das 15h na bilheteria do teatro)


*Com informações da Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 300x250px 3 7 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page