top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Clin oferece palestra sobre saúde mental a garis e funcionários

A Companhia de Limpeza de Niterói realizou nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro, palestra sobre saúde mental, com Raoní Aguiar – psiquiatra da Vice-Presidência de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família (VIPACAF) da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói. A atividade, que aconteceu na sala multiúso da Empresa, integra o Janeiro Branco e faz parte do ‘Ciclo de Prevenção’, um dos módulos da Escola Clin, que prioriza abordagens educativas e promoção de saúde entre os trabalhadores.

Divulgação
Divulgação

O palestrante discorreu sobre: a importância de procurar ajuda quando surge qualquer sintoma relacionado à depressão ou à tristeza; o que pode ocasionar estes problemas, como dificuldade ou dependência financeira; a importância do SUS para um tratamento mais amplo; a relevância da escuta, valorizando o sentimento de quem está com alguma questão; o preconceito que ainda existe quando é preciso buscar ajuda psiquiátrica; entre outros assuntos.


"Discutir em comunidade um tema delicado, que carrega tantos estigmas e mitos, é uma grande oportunidade. O sofrimento psíquico costuma ser negado ou tratado como fraqueza, quando, na verdade, é parte da vida de qualquer pessoa e precisa de reconhecimento e validação. Estar em um espaço de diálogo permite que as pessoas se sintam ouvidas, acolhidas e, principalmente, que entendam que o cuidado da saúde mental não deve ser separado da saúde do corpo. O encontro provocou reflexões importantes sobre ‘normalidade’, autocuidado, cuidado em comunidade e sobre a rede de atenção à saúde”, afirmou Raoní.


Anna Velasco, diretora de administração e recursos humanos e membro da Escola Clin, explicou a importância do tema: “trazer uma temática como saúde mental é de suma importância, principalmente depois de uma pandemia, que prejudicou o contato próximo entre as pessoas, algo fundamental para o bem-estar de todos. É válido ficarmos atentos aos três pilares: prevenção, percepção e tratamento. É imprescindível valorizar a saúde dos colaboradores. Eles podem sugerir temas, que a Escola Clin vai levar em consideração. Vamos ofertar cada vez mais cursos e encontros, sempre com profissionais gabaritados, cada qual na sua área de atuação”.

Divulgação
Divulgação

Fabielle Guimarães, responsável pelo Serviço Social da Clin, informou que o Janeiro Branco foi a primeira palestra do ano do ‘Ciclo de Prevenção’: “estamos dando continuidade ao Ciclo, que teve início no ano passado e foi uma atividade que deu muito certo. Seguimos o calendário do Ministério da Saúde. Esta foi uma temática que apareceu nas nossas conversas com o contato dos trabalhadores. Algo do interesse deles. Ainda precisamos debater muito sobre isso e multiplicar esta informação. Assim, as pessoas podem se aproximar sem preconceito, entendendo que todos nós podemos estar permeados pela questão da saúde mental e devemos pensar não apenas no tratamento, mas também no cuidado”.


Os espectadores tiraram dúvidas e participaram ativamente do bate-papo. A gari Bianca Corrêa enalteceu a iniciativa: “achei muito bom este encontro até para a qualidade de vida dos trabalhadores. As pessoas se sentiram acolhidas, puderam falar e ouvir. Um tópico que atinge a sociedade em geral. Eu já passei por dificuldades relacionadas ao tema, quando a minha filha era pequena e faço acompanhamento até hoje”, disse.


Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional. Inspirada por movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. O objetivo é sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), dados recentes mostram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a cerca de 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de COVID-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page