top of page

Clubes participam de projeto para fomentar turismo em Niterói

Na última terça-feira, dia 13 de junho, na Sala São Francisco do Hotel H, foi realizada uma reunião do Conselho Municipal de Turismo com a presença do Prefeito Axel Grael e do Presidente da Neltur, André Bento. A reunião teve como principal objetivo a apresentação da proposta de elaboração do Plano Estratégico de Turismo para Niterói, que deverá traçar as principais diretrizes para fomentar o setor nos próximos dez anos. O Plano deverá ser elaborado pela Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (FTH-UFF).

Divulgação

"Tivemos uma boa conversa com o setor e apresentei o que Niterói está fazendo para atrair turistas e fomentar a economia. São inúmeras ações e investimento em equipamentos e espaços, dentro do Plano Niterói 450, com o objetivo de criar uma identidade que mostre o potencial turístico de Niterói e atraia investidores, incluindo o turismo receptivo", disse o Prefeito Axel Grael.


O advogado Fernando Tinoco, Presidente da Associação de Clubes de Niterói (ACN), também marcou presença e apresentou uma série de reivindicações, elencando diversos atrativos e pontos positivos da cultura, da tradição e da localização privilegiada dos clubes da cidade, que tornam essas agremiações potenciais parceiros dos projetos turísticos da cidade.


Tinoco levou informações importantes sobre a audiência pública relativa à etapa III do empreendimento de exploração e produção de petróleo na Bacia de Santos, que, segundo relatório do IBAMA, trará prejuízos especialmente ao turismo náutico da cidade.


"Este Conselho é um espaço essencial para nós, sobretudo pelo potencial turístico que os clubes possuem e pelo que nossas sedes e o conjunto de associados podem contribuir com fortalecimento do turismo na cidade. Eventos, como o Carnamar do Iate Clube Jurujuba, o Baile de Gala do Clube Central, as Domingueiras do Canto do Rio e a Festa da Castanha do Clube Português, entre outros, já são parte importante do calendário cultural da cidade. Além dos eventos, os clubes ocupam áreas estratégicas e, em especial os clubes náuticos, que se forem devidamente incentivados e preparados, podem estar cada vez mais integrados ao turismo náutico e exercer forte protagonismo neste setor", defendeu ele, que também elogiou a presença do prefeito Axel Grael no encontro.


O presidente da ACN, que também é conselheiro da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, destacou ainda a importância do turismo de base comunitária e o envolvimento das comunidades tradicionais da cidade, como pescadores artesanais, quilombolas e sitiantes, que precisam ser ouvidos para a proteção de suas tradições e priorização do extrativismo, em especial na área marinha.


Com a apresentação e aprovação da proposta, a Faculdade de Turismo da UFF irá entrar agora na fase de análise da documentação e dos dados sobre o turismo no município e irá realizar oficinas participativas presenciais para ouvir a população interessada antes da etapa de elaboração e do projeto e do diagnóstico. A previsão inicial é que a primeira etapa esteja concluída no mês de setembro. O Plano Estratégico levará em conta o que a cidade precisa fazer para fortalecer o turismo e alavancar o setor entre 2023 e 2033.


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page