top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

CNS: compra de vacina por empresários é 'camarote vip'


(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão responsável por fiscalizar as políticas públicas de saúde no país, repudiou nesta quinta-feira (1º) o projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que visa autorizar a iniciativa privada a adquirir e distribuir vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

Em vídeo publicado pela entidade em sua conta no Facebook, o presidente do Conselho, Fernando Pigatto, afirma que a tentativa de mudar a lei 14.125/21 , aprovada no início deste ano, é para garantir "o fura-fila oficializado, camarote VIP da vacina" para quem tem dinheiro para comprar, depois que o governo federal atrasou o processo de aquisição de imunizantes.

"Querem transformar o PL numa lei que substitui e garante o fura-fila oficializado, camarote VIP da vacina ao nosso país, tirando a obrigatoriedade, inclusive quando for permitido, de doação para o Sistema Único de Saúde [SUS] daquilo que for adquirido", disse Pigatto, que concluiu, dizendo "vacina para toda a população já, e pelo SUS".

Em discussão no Congresso, o projeto, de relatoria da deputada Celina Leão (PP-DF), viabiliza a aquisição de imunizantes por empresários, sem mais a obrigatoriedade de ceder uma parte ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a autora do projeto, a intenção do texto é permitir que as empresas vacinem funcionários e seus familiares.

A proposta alteraria a Lei nº 14.125, que passou a permitir a compra de imunizantes desde que um percentual das doses fosse doada ao SUS.

Nesta quarta-feira (31), o presidente da Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a proposta. Para o parlamentar, não há conflitos de interesse na entrada do setor privado no processo de aquisição de imunizantes.

Lira alega que os empresários podem dar celeridade à compra e aplicação de doses.

Yorumlar


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page