Coletivos lançam galeria de arte expondo mais de 150 monumentos racistas no Brasil



O Coletivo de Historiadores Negros Teresa de Benguela, o site antirracista Notícia Preta e um coletivo de publicitários pretos lançam nesta quinta-feira (26), uma galeria online com mais de 150 monumentos racistas que, ao longo da história, foram instalados em diversos locais públicos do Brasil.

Intitulado 'Galeria de Racistas' a página estará disponível no portal Notícia Preta através do link www.noticiapreta.com.br/galeriaderacistas. O trabalho é resultado de uma extensa pesquisa sobre monumentos brasileiros que homenageiam figuras escravagistas que cometeram diversos crimes contra a humanidade.

A Galeria de Racistas é uma ação afirmativa que tem como objetivo expor a verdadeira história dos escravagistas exaltados que apenas servem como forma de perpetuar o racismo

“Há anos a arte é usada da sua pior forma: para homenagear escravagistas. Uma galeria permitida pelo Estado em todo o Brasil. Quanto mais racistas expostos,mais rápido acaba a exposição”, explica o historiador Jorge Santana, um dos curadores da Galeria de Racistas.

O projeto é uma forma de provocar na sociedade a mesma reflexão causada por outros protestos ocorridos no mundo.

O coletivo catalogou monumentos com sua exata localização para os internautas também possam denunciar e pressionar o poder público para que estas homenagens sejam retiradas imediatamente das ruas do país.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

1/3
300x250px - para veicular a partir do di
Leia também: