Colunista do TODA PALAVRA vence prêmio de poesia
O jornalista, escritor e poeta José Messias Xavier, colunista do jornal TODA PALAVRA, conquistou o primeiro lugar conferido pelo júri técnico da Mostra Cultural de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”. O poema intitulado 'Quando um dia alguém sonhou' fala sobre uma casa velha que abriga no silêncio e nos espaços vazios as memórias de outros tempos. A mostra fez parte da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), realizada entre 5 e 8 de dezembro, em Niterói. Veja o resultado completo e o poema vencedor (entre as páginas 61 e 64).
O autor
José Messias Xavier nasceu em 10 de agosto de 1963 no Rio de Janeiro. Trabalhou nos principais veículos de Comunicação do Brasil, como a Folha de São Paulo, TV Globo, jornal Extra, O Globo, Última Hora e revista "Visão", entre outros.
Sua atuação como jornalista lhe conferiu prêmios, entre eles um dos mais importantes da Imprensa Internacional, o de Jornalismo em Profundidade, da Inter American Press Association (IAPA), recebido em Chicago, Estados Unidos. Também foi assessor da Reitoria da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio).
Em Niterói, onde vive há 30 anos, trabalhou nos jornais O Fluminense e A Tribuna. Lançou pela Editora Multifoco, em 2014, o thriller “Lótus”, ambientado na cidade. Atualmente, é assessor de Imprensa do Sindicato dos Rodoviários (Sintronac), colunista do jornal TODA PALAVRA e acaba de lançar o livro-reportagem 'Não Matarás', sobre os bastidores do caso Flordelis, publicado pela Editora Nitpress.
A Semana Fluminense do Patrimônio 2023
A Semana Fluminense do Patrimônio (SFP) é um evento anual organizado por instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e de ampliar o conhecimento da população sobre esse patrimônio em suas mais diversas expressões.
A cada ano um tema diferente é escolhido para orientar os debates. A programação da Semana em 2023 incluiu o evento de Abertura, o Encontro do Patrimônio Fluminense, a Mostra Cultural de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, a Mostra de Filmes “Memória em Movimento” e eventos diversos, com foco na difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, inscritos por adesão.
O Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF) é o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana. O evento busca reunir acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais para ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio cultural.
Em sua 13ª edição, a SFP debateu o tema “Povos originários: cultura e desafios”, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os povos originários do Brasil, seus patrimônios material e imaterial e sua relação com a preservação do meio ambiente. E ainda, refletir sobre os desafios e as perspectivas para a preservação da riqueza e diversidade da cultura indígena.
O evento contou com transmissão online no YouTube.
Bình luận