Comércio e escolas voltam a abrir 2a feira em Niterói


O prefeito Axel Grael anunciou na manhã desta quinta-feira, 15, a volta da cidade à Bandeira Amarela III

O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou na manhã desta quinta-feira, 15, a redução do Indicador Síntese das condições da cidade em relação à covid-19 para 10,5 (já esteve em 12,8), ficando quase no limite das bandeiras Laranja (situação atual) e Amarela III. Isso significa uma reversão da tendência da evolução da pandemia em Niterói, que era ascendente e passou a descendente. Axel anunciou que, após uma longa avaliação do Comitê de Crise na noite de quarta-feira, 14, a prefeitura decidiu flexibilizar as medidas de restrição adotadas nos últimos decretos municipais, permitindo a reabertura de quase todos os setores do comércio de rua e dos shoppings e a volta às aulas presenciais das turmas do Ensino Fundamental I e II nas escolas públicas e particulares.

Niterói viveu as três últimas semanas - desde que a cidade entrou na Bandeira Laranja - sob medidas de lockdown, que restringiram principalmente o funcionamento do comércio de rua. O novo decreto a ser editado pelo prefeito passará a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 19, quando será publicado.

Nesta quinta-feira, como já estava previsto no decreto anterior sobre as restrições de circulação que tem validade até domingo, abrem as lanchonetes e os restaurantes a la carte. A partir de segunda-feira também poderão funcionar as cafeterias e as lojas comerciais, tanto nas ruas quanto nos shoppings. Atividades coletivas nas praias e academias de ginástica também poderão retornar no início da semana.

As bancas de jornais voltarão a abrir na terça-feira, 20; teatros e cinemas, na quinta-feira, 22. Outras atividades, como bares, quiosques de praia, restaurantes self service, casas noturnas e casas de festas só poderão voltar a funcionar quando a cidade passar à Bandeira Amarela II.

Escolas

O primeiro segmento do Ensino Fundamental I (até a terceira série) pode retomar as aulas presenciais na segunda-feira, 19 (as unidades do Ensino Infantil já estavam autorizadas a funcionar), tanto nas escolas da rede pública quanto nas particulares. O Ensino Fundamental II estará autorizado a funcionar com a presença dos alunos a partir do dia 3 de maio.

O Ensino Médio e o Ensino Superior só poderão voltar a ter aulas presenciais quando a cidade retornar à Bandeira Amarela II.


300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif