top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Com 2,3 milhões de atingidos, mortes no RS chegam a 161

(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o fim de abril, provocando níveis recordes de inundações, já causaram 161 mortes e afetaram de alguma forma mais de 2,3 milhões de pessoas - 21,4% da população de 10,88 milhões de habitantes. Seguem desaparecidas 85 pessoas e 806 ficaram feridas. Os dados são do boletim divulgado pela Defesa Civil do estado nesta terça-feira (21).


Pelo menos 654,1 mil pessoas seguem fora de casa. Desse total, 581,6 mil estão nas residências de amigos e familiares, enquanto 72,5 mil em abrigos espalhados pelo estado.


Conforme a Defesa Civil, maias da metade (54%) da população desalojada é da região metropolitana de Porto Alegre, uma das mais atingidas por conta das inundações provocadas pelo rio Guaíba. Na sequência, aparece o Vale dos Sinos, com quase 27% do total.


Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 464 foram impactados (93,36% do total) e 46 declararam situação de calamidade pública, quando os estragos são ainda maiores.


Quase 83 mil pessoas e 12,3 mil animais foram resgatados pelas equipes de emergência e voluntários desde o início das chuvas.


Lula: 'Mudança de paradigma'

Durante a 25ª Marcha dos Prefeitos em Brasília, evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a comentar o desastre no Rio Grande do Sul nesta terça. Conforme Lula, a dimensão das inundações "mudou o paradigma" sobre a necessidade de respostas do governo.


"O que nós fizemos no Rio Grande do Sul não é só para o Rio Grande do Sul. Qualquer crise climática que tiver em algum estado, nós estamos obrigados a fazer igual ou melhor do que fizemos no Grande do Sul", afirmou em declaração divulgada pelo G1.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page