Com alta da Covid e professores em greve, Rio volta às aulas

Atualizado: 18 de Nov de 2020


(Foto: Governo RJ)

Num momento em que a cidade volta a viver uma alta nos casos de Covid-19 e com os professores da rede municipal de educação em greve, a prefeitura do Rio de Janeiro decidiu pela retomada das aulas presenciais a partir desta terça-feira (17) para alunos do 9º ano do ensino fundamental e do último ano do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja). De acordo com a prefeitura. também poderão retornar às escolas os estudantes do projeto de correção de fluxo do Carioca 2.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os 61 mil alunos que estudam nessas séries, em 427 unidades escolares, poderão optar pelas aulas remotas.

A decisão da prefeitura ocorre num momento em que a taxa de ocupação de leitos em UTI por pacientes de Covid-19 nas unidades da rede municipal bateu recorde esta semana entrando na faixa de 90% de ocupação. As unidades das redes federal e estadual do SUS na cidade chegam a quase 80% dos leitos de UTI ocupados, o que também é preocupante, considerando que os hospitais de campanha foram desmobilizados e o isolamento social, flexibilizado em várias atividades. Citado pelo jornal O Globo, especialistas chamam este momento de "tempestade perfeita", em que as condições se combinam para facilitar a proliferação do vírus.

As aulas presenciais foram suspensas em março deste ano, devido à pandemia de Covid-19. A secretaria informou que os protocolos da Vigilância Sanitária serão cumpridos, com redimensionamento dos espaços utilizados e a disponibilização de produtos de higienização pessoal e do ambiente, como sabonete líquido, máscaras e álcool em gel.

Profissionais e alunos que tenham comorbidades não precisarão retornar ao serviço presencial. A decisão foi tomada com autorização do Comitê Científico da prefeitura, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

Os professores decidiram nesta segunda-feira (16), em assembleia do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe-RJ), continuar em greve para pressionar a prefeitura a rever a decisão de retomar as aulas.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle