top of page

Com Brasil excluído, reunião do G7 tem novo convidado da AL


(Foto: Clauber Caetano/PR)

Nesta quarta-feira (1º), o chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou os países convidados para a próxima reunião do G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo), que será realizada na Alemanha.

Scholz oficializou o convite para que o presidente argentino, Alberto Fernández, participe da próxima cúpula do grupo, marcada para o fim do mês, na Baviera.

Fernández será o único líder latino-americano do evento, que pelo terceiro ano consecutivo deixa o Brasil de fora. Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia também foram chamados.

O convite a Fernández já havia sido confirmado por porta-vozes do governo alemão há cerca de um mês. Não há um critério claro para a escolha dos convidados, que cabe ao país-sede.

Há três semanas, Fernández fez uma viagem à Europa, onde se encontrou com autoridades germânicas, francesas e britânicas. Eles discutiram, entre outros assuntos, o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

O convite a líderes de países em desenvolvimento é um hábito da cúpula, servindo não só de aceno político, mas também como uma forma de o G7 ouvir as ponderações dessas nações, escreve o Globo.

Em 2019, no primeiro ano da gestão de Jair Bolsonaro, em encontro sediado em Biarritz, na França, a lista de convidados dos franceses tinha Índia, África do Sul, Burkina Faso, Egito, Ruanda, Senegal e Espanha. A única nação latino-americana convidada foi o Chile.

Em 2021, a cúpula do G7 teve como país-sede o Reino Unido. Boris Johnson chamou África do Sul, Índia, Coreia do Sul e Austrália.

Em 2020, Bolsonaro chegou a afirmar que havia sido chamado pelo então líder norte-americano, Donald Trump, para participar da reunião, em Camp David. O evento não ocorreu devido à pandemia de covid-19.

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page