Com dissidências, MDB oficializa Tebet candidata à Presidência


(Reprodução)

Mesmo com pressões e divisões internas, e ainda sem candidato a vice, o MDB oficializou nesta quarta-feira (27), em uma convenção virtual, a senadora Simone Tebet (MT) como candidata à Presidência da República pelo partido.

Mesmo com a declaração de apoio do PSDB - que faz parte da federação partidária junto com o Cidadania - à Simone Tebet, o nome do candidato a vice na chapa ainda não foi definido pelo partido. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) é um dos cotados, mas o nome será definido até o limite do calendário eleitoral, no próximo dia 5.

Em seu pronunciamento, Tebet deixou claro que o objetivo de sua candidatura ao Palácio do Planalto passa longe da disputa do Executivo para valer. A meta é dar à sigla mais envergadura para eleger um número maior de postulantes ao Legislativo. Nem todos que participaram da convenção aprovaram a candidatura da senadora matogrossense. Foram 262 votos a favor e nove votos contra.

"Em 2020, o Brasil viu o MDB continuar sendo a maior força política partidária do país, com o maior número de eleitos. Agora temos condições de nos tornar gigantes. Estamos prontos para fazer o maior número de deputados estaduais, federais, senadores e governadores", disse Tebet.

A maior parte dos dissidentes do MDB já declarou publicamente apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao Planalto. Um número menor - de uma ala mais à direita do partido - flerta com o projeto de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) - cada dia mais distante, segundo revelam as pesquisas de intenção de voto. No levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta quarta-feira, Lula supera amplamente Bolsonaro também entre eleitores jovens, de 16 a 29 anos, nas 12 maiores capitais brasileiras. O ex-presidente aparece com 51% das intenções de voto, enquanto o atual ocupante do Palácio do Planalto chega a 20%, seguido pelo candidato do PDT, Ciro Gomes, com 12%.

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif