Começa a semana de luta contra depressão de Niterói

A cidade de Niterói terá, pela primeira vez, uma semana inteira dedicada a atividades que visam conscientizar e orientar a população sobre a importância de ter informações sobre a depressão e, também, a combater esta doença que é a enfermidade que mais incapacita pessoas no mundo.

A semana foi criada pela lei municipal 3474 sancionada pelo prefeito em fevereiro de 2020 instituindo o Calendário Oficial de Datas do Município de Niterói. O calendário instituiu a semana entre 4 e 10 de outubro, mas este ano será comemorada entre os dias 18 e 24 pelas redes sociais do Grupo de Apoio à Pessoa com Depressão e da iniciativa Se você ama alguém que sofre.

“A semana é um velho sonho que estávamos perseguindo há muitos anos e que abre novas perspectivas para que nossa cidade tenha um período para parar e pensar em como prevenir e enfrentar esta doença que afeta mais de 30.000 pessoas na cidade de Niterói e mais de 12 milhões de pessoas no Brasil,” afirma o psicanalista Lenilson Ferreira, membro do Comitê Organizador responsável pelas atividades da semana.

A criação da semana foi proposta pelo Grupo de Apoio à Pessoa com Depressão (GAP), trabalho social desenvolvido pelo psicanalista em Niterói há dez anos que contava com reuniões presenciais na Associação Médica Fluminense (AMF) em Icaraí com o objetivo de orientar a população sobre como prevenir a depressão e tratar pessoas atingidas pela doença.

Os eventos que marcarão a semana serão todos realizados virtualmente. Vídeos apresentarão depoimentos de profissionais da saúde mental, de pessoas que convivem com a depressão e também apresentarão o projeto “Se você ama alguém que sofre”, que orienta as famílias e os amigos de pessoas com depressão sobre como conviver e lidar da melhor forma. “A iniciativa é voltada para a rede de apoio, parte fundamental para o tratamento", explica Lenilson.

Nós buscamos trazer informação e dicas práticas, falando e guiando um pouco sobre o dia a dia, do que fazer ou não fazer e como agir da melhor forma.” afirma Marcelo Aceti, idealizador do projeto.

A programação é totalmente gratuita e pode ser conferida nas páginas de Facebook “Grupo de apoio à pessoa com depressão” e “Se você ama alguém que sofre”.

Serviço/Contatos

1ª Semana de Conscientização e Orientação Sobre a Prevenção e Combate à Depressão em Niterói, de 18 a 24 de outubro de 2020 pelas páginas do facebook Grupo de Apoio à Pessoa com Depressão - GAP e Se você ama alguém que sofre

Lenilson Ferreira – Psicanalista – Tel.: (021) 998.722.924 – contato@lenilsonferreira.com

Grupo de Apoio à Pessoa com Depressão (GAP) – gapniteroi@gmail.com- @DepressãoTratamentoParaumaVidaMelho.


Confira a programação, todos os dias, às 19 horas:



300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif