top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Começa desmontagem do Parque Olímpico do Rio


(Foto: Cristina Índio do Brasil/Agência Brasil)

A estrutura metálica onde funcionava a galeria técnica do Centro Internacional de Transmissão (International Broadcasting Center-IBC, na sigla em inglês, como era chamado), construído para os Jogos 2016, do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, começou a ser desmontada nesta segunda-feira (9). Metade dela será usada na construção do Terminal Intermodal Gentileza, na região portuária do Rio, com previsão para funcionar no fim de 2023 com a estimativa da prefeitura de receber por dia 130 mil passageiros.

O nome é em homenagem a José Datrino, conhecido como profeta Gentileza, que fez inscrições nas pilastras do Elevado da Perimetral e no viaduto do Gasômetro, próximo do local onde será construído o terminal, com mensagens sobre a natureza, amor e espiritualidade, entre outros temas. A frase mais conhecida dele é Gentileza gera gentileza.

Toda a quantidade de 1400 toneladas de aço da estrutura será transferida para um terreno próximo ao local da obra. A parte que não será usada na construção do Gentileza, segundo a prefeitura, vai ser vendida por meio de licitação.

“A gente economiza R$ 22 milhões de recursos públicos que seriam utilizados na obra do terminal, graças a essa estrutura desta galeria técnica do IBC. Economizamos R$ 22 milhões, que é um valor bem significativo”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que estava presente nesta segunda-feira no início do trabalho de desmontagem, que deve terminar no último trimestre deste ano.

Modais

Além de abrigar o ponto final do BRT Transbrasil, o Terminal Intermodal, que fica ao lado da Rodoviária Novo Rio, vai ter extensão com duas linhas do sistema do VLT e 27 linhas alimentadoras de ônibus para as zonas norte e sul. Cada modal vai funcionar em uma plataforma própria e os passageiros vão fazer a transferência dentro do terminal. Para o prefeito, é a possibilidade de ter uma conexão adequada das pessoas que chegam pela Transbrasil na região da Rodoviária Novo Rio, se deslocarem para o centro da cidade, utilizando o VLT. Embora a previsão de conclusão do Terminal seja para o fim do próximo ano, antes disso, em dezembro de 2022, deverá ter o funcionamento do BRT e no primeiro semestre de 2023 as linhas de ônibus alimentadoras. O VLT deve ser junto com o término da obra no segundo semestre.

Legado Olímpico

Essa é mais uma etapa do projeto Legado Olímpico da Prefeitura do Rio. O plano de reaproveitamento das estruturas provisórias utilizadas nos Jogos que tinha sido paralisado em 2017 foi retomado novamente em 2021, pela atual administração. O projeto inclui ainda a desmontagem de duas arenas que servirão para a construção de quatro escolas do município.

Paes anunciou ainda que a instalação do Velódromo será transformada em Museu Olímpico para contar a história dos Jogos do Rio.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page