top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Começam as atividades da semana do Meio Ambiente na cidade

Com o tema “Soluções para a poluição plástica”, a Prefeitura de Niterói preparou uma intensa programação através da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e de diversos órgãos públicos. Seguindo a temática da Organização das Nações Unidas (ONU), o município vai realizar ações em várias regiões da cidade para chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância de reduzir o uso de plásticos no planeta.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

Para marcar o início das ações, nesta quinta-feira (1/6), a Secretaria de Meio Ambiente fez oficialmente a entrega de equipamentos e de uma nova base para a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, no Parque da Cidade. Os agentes receberam macacões impermeáveis, equipamento de transporte para animais e lixeira.


“A entrega da nova sede, iniciando as atividades do município em comemoração à semana do Meio Ambiente, é emblemática pois os agentes ficam na sede do Parnit, uma das principais unidades de conservação da cidade e um dos principais pontos de visitação e turismo ecológico. Do local, que ainda mantém inúmeras espécies de vegetação nativa, saem diversas trilhas importantes. Teremos uma semana de muitas atividades em diversas regiões da cidade, todas chamando a atenção para a importância da preservação do meio ambiente”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson.


Com sede no Parque da Cidade, o Parnit tem uma extensão de 16,3 milhões de metros quadrados e abrange o Morro da Viração, as pedras do Índio e de Itapuca, a praia do Sossego, as ilhas na Baía de Guanabara (Boa Viagem, Cardos, Amores), as ilhas na Costa Oceânica (Duas Irmãs e Veado), as cavernas litorâneas situadas nas encostas embaixo do MAC (Museu de Arte Contemporânea), o entorno da Lagoa de Piratininga (incluindo as ilhas do Pontal e do Modesto), entre outras áreas.


“A nossa sede vai ser muito importante para as ações da Guarda Municipal, na distribuição de agentes em diligências e fiscalizações. Há mais conforto para os agentes, com alojamento masculino e feminino. Vamos poder dar mais atenção aos visitantes e fazer uma base de exposição e apresentação do trabalho realizado pela Guarda Ambiental”, explicou Renato Macedo, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói.


As ações pela semana do Meio Ambiente terão atividades de recreação e conscientização com distribuição de mudas de diversas espécies no Parque da Cidade e na Administração Regional de São Francisco. No Parque da Cidade, ainda foi feita uma caminhada para limpeza de plásticos.


O dia terminou com trilha e ações ambientais realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente com alunos do Ciep Dona Maria Portugal, no Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador. Com extensão de 70 hectares, o local integra o Sistema Municipal de Áreas de Proteção Ambiental.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

Outras atividades programadas:


Sexta-feira (2/6) – Lançamento do Tour Virtual do Parque da Cidade; caminhada com limpeza da plásticos na Ilha do Pontal, em Piratininga; instalação de novas placas e sinalização da trilha; distribuição de mudas em diversos pontos da cidade; coleta seletiva em polos gastronômicos como Icaraí e São Francisco, feita por garis da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).


Sábado (3/6) - Lançamento do Projeto Agroecologia na favela; recolhimento de lixo eletrônico em Icaraí e São Francisco feito pelos garis da Clin; recolhimento de tampinhas; distribuição de mudas em diversos pontos da cidade; evento “Semente do Amanhã”, no Horto do Fonseca; distribuição de mudas no Skate Parque de São Francisco e Parque da Cidade; e coleta seletiva nos polos gastronômicos de Icaraí e São Francisco.


Domingo (4/6) – No domingo, a programação seguirá com feira de adoção de animais no Campo de São Bento; recolhimento de lixo eletrônico; e distribuição de mudas no local. Também serão distribuídas mudas na Praça do Rádio Amador. Além disso, será feito um mutirão de limpeza na Lagoa de Piratininga e, novamente, coleta seletiva nos polos gastronômicos de Icaraí e São Francisco.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page