top of page

Comércio bilateral entre ASEAN e Rússia atinge US$ 15,5 bilhões

Na segunda-feira, 11 de setembro, o Fórum Econômico Oriental (FEO) organizou um diálogo comercial Rússia-ASEAN. Os participantes falaram sobre o desenvolvimento da cooperação comercial e econômica entre a Rússia e os países membros da ASEAN, bem como sobre como o Extremo Oriente da Rússia poderia ser de interesse para os estados membros da ASEAN. Os palestrantes também discutiram mecanismos que poderiam ajudar a concretizar o potencial existente.

TV BRICS

O lançamento do corredor econômico internacional Índia-Médio Oriente-Europa e a iniciativa Cinturão e Rota da China se encaixam harmoniosamente no conceito da Parceria da Grande Eurásia. Essa afirmação foi feita por Ivan Polyakov, Presidente do Conselho Empresarial Rússia-ASEAN, que moderou o diálogo empresarial no FEO.


De acordo com ele, um dos exemplos do desenvolvimento progressivo da "Grande Eurásia" como um sistema continental de relações econômicas é a interação entre a UEE e a ASEAN. O envolvimento dos países da ASEAN, que se desenvolvem dinamicamente, em iniciativas de larga escala dos principais atores geopolíticos complementa e completa a formação de uma nova arquitetura internacional de relações econômicas na Eurásia, enfatizou ele.


Por sua vez, Serguei Katyrin, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Federação Russa, observou que os serviços bancários para todas as operações comerciais e o serviço aéreo direto são necessários para concretizar o potencial da cooperação comercial e econômica, do turismo e do desenvolvimento do empreendedorismo entre a Rússia e os países da ASEAN.


"No final do ano passado, 40% das transações de comércio exterior da Rússia foram realizadas em rublos. Há uma oportunidade de desenvolver o comércio mútuo e usar moedas nacionais", disse Katyrin.


Kan Zaw, Ministro de Investimentos e Relações Econômicas Externas de Mianmar, disse que o volume de negócios entre a Rússia e os países da ASEAN aumentou significativamente.


"De acordo com nossas estatísticas, o comércio bilateral entre a ASEAN e a Rússia chegou a US$ 15,5 bilhões. Os investimentos diretos e estrangeiros da Federação Russa nos países da ASEAN totalizam 159,9 milhões de dólares", afirmou Zaw.


À margem do Fórum Econômico Oriental, Kan Zaw falou com mais detalhes sobre a cooperação entre a Rússia e Mianmar.


"Em particular, estamos explorando oportunidades para o desenvolvimento do turismo, bem como alguns processos de engenharia que utilizam alta tecnologia. Estamos tentando desenvolver o comércio e a cooperação econômica entre nossos dois países. E já iniciamos voos diretos na rota Yangon-Mandalay-Novosibirsk duas vezes por semana", disse o ministro.


Michael Lopez Rama, prefeito de Cebu (Filipinas), mencionou a necessidade de lançar voos diretos entre as cidades da Federação Russa e das Filipinas:

"Cebu e Vladivostok são cidades irmãs, é necessário organizar voos diretos entre elas", observou ele.


As Filipinas estão considerando a possibilidade de concluir um memorando de entendimento com a EAEU, disse o embaixador das Filipinas na Rússia, Igor Bailen.


"Ficamos felizes em saber que, às margens do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), Myanmar assinou um memorando de cooperação com a Comissão Econômica Eurasiana. As Filipinas também estão estudando uma proposta relacionada. E estamos pensando seriamente em nos juntarmos aos nossos outros parceiros da ASEAN para assinar um acordo semelhante com a EAEU", disse Bailen durante o Diálogo Comercial Rússia-ASEAN.


O 8º Fórum Econômico Oriental está sendo realizado em Vladivostok de 10 a 13 de setembro.


Fonte: TV BRICS


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page