top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Comércio bilateral entre ASEAN e Rússia atinge US$ 15,5 bilhões

Na segunda-feira, 11 de setembro, o Fórum Econômico Oriental (FEO) organizou um diálogo comercial Rússia-ASEAN. Os participantes falaram sobre o desenvolvimento da cooperação comercial e econômica entre a Rússia e os países membros da ASEAN, bem como sobre como o Extremo Oriente da Rússia poderia ser de interesse para os estados membros da ASEAN. Os palestrantes também discutiram mecanismos que poderiam ajudar a concretizar o potencial existente.

TV BRICS

O lançamento do corredor econômico internacional Índia-Médio Oriente-Europa e a iniciativa Cinturão e Rota da China se encaixam harmoniosamente no conceito da Parceria da Grande Eurásia. Essa afirmação foi feita por Ivan Polyakov, Presidente do Conselho Empresarial Rússia-ASEAN, que moderou o diálogo empresarial no FEO.


De acordo com ele, um dos exemplos do desenvolvimento progressivo da "Grande Eurásia" como um sistema continental de relações econômicas é a interação entre a UEE e a ASEAN. O envolvimento dos países da ASEAN, que se desenvolvem dinamicamente, em iniciativas de larga escala dos principais atores geopolíticos complementa e completa a formação de uma nova arquitetura internacional de relações econômicas na Eurásia, enfatizou ele.


Por sua vez, Serguei Katyrin, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Federação Russa, observou que os serviços bancários para todas as operações comerciais e o serviço aéreo direto são necessários para concretizar o potencial da cooperação comercial e econômica, do turismo e do desenvolvimento do empreendedorismo entre a Rússia e os países da ASEAN.


"No final do ano passado, 40% das transações de comércio exterior da Rússia foram realizadas em rublos. Há uma oportunidade de desenvolver o comércio mútuo e usar moedas nacionais", disse Katyrin.


Kan Zaw, Ministro de Investimentos e Relações Econômicas Externas de Mianmar, disse que o volume de negócios entre a Rússia e os países da ASEAN aumentou significativamente.


"De acordo com nossas estatísticas, o comércio bilateral entre a ASEAN e a Rússia chegou a US$ 15,5 bilhões. Os investimentos diretos e estrangeiros da Federação Russa nos países da ASEAN totalizam 159,9 milhões de dólares", afirmou Zaw.


À margem do Fórum Econômico Oriental, Kan Zaw falou com mais detalhes sobre a cooperação entre a Rússia e Mianmar.


"Em particular, estamos explorando oportunidades para o desenvolvimento do turismo, bem como alguns processos de engenharia que utilizam alta tecnologia. Estamos tentando desenvolver o comércio e a cooperação econômica entre nossos dois países. E já iniciamos voos diretos na rota Yangon-Mandalay-Novosibirsk duas vezes por semana", disse o ministro.


Michael Lopez Rama, prefeito de Cebu (Filipinas), mencionou a necessidade de lançar voos diretos entre as cidades da Federação Russa e das Filipinas:

"Cebu e Vladivostok são cidades irmãs, é necessário organizar voos diretos entre elas", observou ele.


As Filipinas estão considerando a possibilidade de concluir um memorando de entendimento com a EAEU, disse o embaixador das Filipinas na Rússia, Igor Bailen.


"Ficamos felizes em saber que, às margens do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), Myanmar assinou um memorando de cooperação com a Comissão Econômica Eurasiana. As Filipinas também estão estudando uma proposta relacionada. E estamos pensando seriamente em nos juntarmos aos nossos outros parceiros da ASEAN para assinar um acordo semelhante com a EAEU", disse Bailen durante o Diálogo Comercial Rússia-ASEAN.


O 8º Fórum Econômico Oriental está sendo realizado em Vladivostok de 10 a 13 de setembro.


Fonte: TV BRICS


Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page