top of page

Como surgiu o rublo russo

O rublo é a moeda oficial da Rússia, a segunda moeda nacional mais antiga do mundo, e também foi no passado durante o Império Russo e a União Soviética, embora com um nome ligeiramente diferente. Timofey Bashlykov, PhD em Sociologia, Professor Associado do Departamento de Administração e Disciplinas Humanitárias Gerais na filial de Lipetsk da Universidade Financeira do Governo da Federação Russa, contou a história da origem do rublo russo em uma entrevista exclusiva à TV BRICS.

TV BRICS

Inicialmente, no estado da Rússia Antiga, entre os séculos 9 e 13, a unidade monetária usada era a hryvnia, um pedaço de prata que pesava cerca de 200 gramas. Para tornar mais conveniente o uso do hryvnia para pagamento, ela começou a ser cortada em vários pedaços, o que deu origem à palavra "rublo" que significa (cortar).


Desde o século XIV, o rublo começou a ser usado como uma unidade de conta, em particular, o volume de impostos pagos pelos principados russos à Horda Dourada era calculado em rublos. No Grão-Principado de Moscou, em 1534, após a reforma monetária de Elena Glinskaya, um rublo tinha 200 moedas (mais tarde, copeques).


A primeira moeda, que na verdade era chamada de rublo, foi cunhada em 1654 sob o comando do czar Aleksey Mikhailovich.


A partir da segunda metade do século XVIII, foram colocados em circulação rublos de papel (atribuições). Ao mesmo tempo, na Rússia pré-revolucionária, a taxa de moeda metálica (cunhada com metais preciosos) e as notas de banco diferiam significativamente. Em diferentes períodos, para 1 rublo de prata eram dados de 3 a 4 rublos em atribuições.


Os primeiros rublos de papel surgiram durante o reinado de Catarina II, em 1769. Durante esse período, sua impressão não foi controlada pelo Estado, o que levou a um colapso de economia, pois havia mais rublos de papel do que metais preciosos para fornecê-los. Em 1843, as designações foram completamente eliminadas.


Fatos interessantes


- As primeiras moedas na Rússia foram dirhams de ouro árabes, trazidos por comerciantes varangianos e orientais no século VIII, ou seja, antes mesmo do chamado dos varangianos. A principal unidade de conta eram as peles de esquilo e de marta.


- Os rublos dos séculos XIV-XV não eram moedas, mas comprimidos dos lados e nas extremidades de barras de prata de 14 a 20 centímetros de comprimento. O rublo de Moscou pesava 97,5 gramas e o rublo de Novgorod, 170,1 gramas. Os linguistas relacionam a origem de "rublo" com o verbo "cortar": pedaços eram cortados de lingotes de prata.


- Um adorno de peito feminino feito de prata ou ouro, usado em uma corrente ou cordão, também era chamado de hryvna.


"Atualmente, está chegando uma nova etapa na existência e no funcionamento de nossa moeda nacional - em breve, além do dinheiro em espécie ou não, poderemos usar rublos digitais," acrescentou Timofey Bashlykov.


Fonte: TV BRICS


コメント


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page