top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Como surgiu o rublo russo

O rublo é a moeda oficial da Rússia, a segunda moeda nacional mais antiga do mundo, e também foi no passado durante o Império Russo e a União Soviética, embora com um nome ligeiramente diferente. Timofey Bashlykov, PhD em Sociologia, Professor Associado do Departamento de Administração e Disciplinas Humanitárias Gerais na filial de Lipetsk da Universidade Financeira do Governo da Federação Russa, contou a história da origem do rublo russo em uma entrevista exclusiva à TV BRICS.

TV BRICS

Inicialmente, no estado da Rússia Antiga, entre os séculos 9 e 13, a unidade monetária usada era a hryvnia, um pedaço de prata que pesava cerca de 200 gramas. Para tornar mais conveniente o uso do hryvnia para pagamento, ela começou a ser cortada em vários pedaços, o que deu origem à palavra "rublo" que significa (cortar).


Desde o século XIV, o rublo começou a ser usado como uma unidade de conta, em particular, o volume de impostos pagos pelos principados russos à Horda Dourada era calculado em rublos. No Grão-Principado de Moscou, em 1534, após a reforma monetária de Elena Glinskaya, um rublo tinha 200 moedas (mais tarde, copeques).


A primeira moeda, que na verdade era chamada de rublo, foi cunhada em 1654 sob o comando do czar Aleksey Mikhailovich.


A partir da segunda metade do século XVIII, foram colocados em circulação rublos de papel (atribuições). Ao mesmo tempo, na Rússia pré-revolucionária, a taxa de moeda metálica (cunhada com metais preciosos) e as notas de banco diferiam significativamente. Em diferentes períodos, para 1 rublo de prata eram dados de 3 a 4 rublos em atribuições.


Os primeiros rublos de papel surgiram durante o reinado de Catarina II, em 1769. Durante esse período, sua impressão não foi controlada pelo Estado, o que levou a um colapso de economia, pois havia mais rublos de papel do que metais preciosos para fornecê-los. Em 1843, as designações foram completamente eliminadas.


Fatos interessantes


- As primeiras moedas na Rússia foram dirhams de ouro árabes, trazidos por comerciantes varangianos e orientais no século VIII, ou seja, antes mesmo do chamado dos varangianos. A principal unidade de conta eram as peles de esquilo e de marta.


- Os rublos dos séculos XIV-XV não eram moedas, mas comprimidos dos lados e nas extremidades de barras de prata de 14 a 20 centímetros de comprimento. O rublo de Moscou pesava 97,5 gramas e o rublo de Novgorod, 170,1 gramas. Os linguistas relacionam a origem de "rublo" com o verbo "cortar": pedaços eram cortados de lingotes de prata.


- Um adorno de peito feminino feito de prata ou ouro, usado em uma corrente ou cordão, também era chamado de hryvna.


"Atualmente, está chegando uma nova etapa na existência e no funcionamento de nossa moeda nacional - em breve, além do dinheiro em espécie ou não, poderemos usar rublos digitais," acrescentou Timofey Bashlykov.


Fonte: TV BRICS


Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page