top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Conjuntos habitacionais de Maricá poderão ter energia solar

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Especial de Promoção de Comunidades e do Minha Casa Minha Vida e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), realizou nesta terça-feira (4/2), uma visita técnica a dois conjuntos habitacionais da cidade: o Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (condomínio do programa Minha Casa Minha Vida) e o Conjunto Habitacional Santa Paula, ambos em Inoã.

Foto: Leonardo Fonseca /  Prefeitura de Maricá
Foto: Leonardo Fonseca / Prefeitura de Maricá

O intuito é avaliar a viabilidade de instalação de placas de energia solar em uma iniciativa que visa combater a pobreza energética e promover o acesso à energia limpa e renovável para cerca de 2.400 famílias.


A comitiva, composta por técnicos e representantes das duas pastas, percorreu os condomínios para identificar os locais mais adequados para a instalação dos painéis solares, levando em consideração fatores como a incidência de luz solar, a infraestrutura existente e o número de residências em cada unidade. A princípio, os espaços escolhidos foram quadras poliesportivas e praças, onde serão instaladas as placas para distribuição na rede local.


“Reduzindo a conta de energia elétrica da população em situação de vulnerabilidade, a gente entende que a gente consegue melhorar a qualidade de vida dessa população. E a energia limpa é o presente e o futuro do nosso país. Isso é realizar a promoção de justiça social e garantir o acesso à energia para todos. Com a instalação das placas solares, vamos proporcionar mais conforto e segurança para as famílias, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”, explica a secretária Especial de Promoção de Comunidades e do Minha Casa Minha Vida, Brunna Tavares.


Para a superintendente da Diretoria de Novos Negócios da Codemar, Rafaela Antunes, a empresa pública está empenhada em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento de Maricá, entendendo que a energia solar é uma alternativa promissora para combater a pobreza energética e gerar benefícios para a população.


“Nosso objetivo com esse projeto de instalação de placas solares é levar energia limpa e acessível para famílias em situação de vulnerabilidade. Sabemos que a conta de luz pode ser um peso no orçamento, e a energia solar oferece uma solução sustentável que reduz custos a longo prazo. Além disso, queremos mostrar que a tecnologia pode e deve ser uma aliada na promoção da dignidade e qualidade de vida”, explicou Rafaela Antunes, que completou dizendo que será realizado um estudo de viabilidade técnica para definir o cronograma de implementação do projeto.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU


Participaram também da visita, a arquiteta Marina Marins e o Engenheiro Elétrico Gustavo Sales, ambos da diretoria de Planejamento da Codemar. O projeto faz parte de um esforço da administração municipal para tornar Maricá uma cidade mais sustentável e socialmente justa, e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial o ODS 7, que trata de energia acessível e limpa.

Foto: Leonardo Fonseca /  Prefeitura de Maricá
Foto: Leonardo Fonseca / Prefeitura de Maricá

A instalação das placas de energia solar trará diversos benefícios para a população, como a redução da conta de luz, a diminuição da emissão de gases do efeito estufa e a geração de empregos na região. Além disso, a iniciativa contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, que terão acesso a uma fonte de energia mais confiável e econômica. A expectativa é de que o projeto seja implementado em breve, beneficiando milhares de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em Maricá.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maricá

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page