top of page
banner multivacinacao niteroi idoso 780x90px 9 8 24.jpg

Conselho da Petrobras aprova fim do mandato de Jean Paul Prates


O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, na manhã desta quarta-feira (15), o encerramento antecipado do mandato do presidente Jean Paul Prates. Para o seu lugar, foi nomeada interinamente a diretora executiva de assuntos corporativos, Clarice Coppetti. Prates deixou o comando da companhia após decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


No mês passado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reconheceu a existência de posições públicas divergentes entre o presidente da companhia e o governo, mas classificou rumores sobre demissão como especulações.


O Ministério de Minas e Energia (MME) indicou a engenheira Magda Chambriard para substituir Prates.


O nome de Magda ainda precisa passar por análises internas da empresa. São investigados potenciais conflitos de interesse e preparo para o cargo. Posteriormente, a indicação de Magda deverá ser aprovada no Conselho de Administração e referendada pela Assembleia dos Acionistas.


Ela é engenheira química e civil e iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, tendo sido posteriormente cedida à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 2002. Ela ocupou a diretoria geral da ANP entre 2012 e 2016, nomeada pela então presidenta Dilma Rousseff.


O diretor financeiro e de relacionamento com investidores, Sergio Caetano Leite, também foi destituído do cargo pelo Conselho de Administração. Ele era próximo a Jean Paul Prates. Para o seu lugar, foi nomeado interinamente Carlos Alberto Rechelo Neto, atual gerente executivo de finanças.


Prates: 'Estou triste, só isso'

Ao deixar a sede da empresa, no Centro do Rio, nesta quarta-feira (15), Jean Paul Prates foi aplaudido por funcionários que esperavam por ele no salão do prédio, segundo reportagem do Valor Econômico. Ele disse estar triste com sua saída do cargo.


“Pessoalmente, estou triste, só isso”, disse Prates a jornalistas. Ele ainda comentou: “As pessoas estão felizes, esfuziantes de trabalhar na empresa. Fizemos concursos, aumentamos a força de trabalho, eliminamos aquela atmosfera ruim, de estar vendendo tudo, com incertezas sobre o futuro”


Filiado ao PT, Prates disse que ainda não sabe sobre o seu futuro no partido, e enfatizou que ainda continuará a trabalhar. "Não sou rico, nem fiquei rico”, afirmou.


Ex-senador, Prates abriu mão da candidatura ao governo do estado do Rio Grande do Norte em 2022 para atuar, a pedido de Lula, na campanha à presidência naquele ano.


Com a Agência Brasil

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
banner multivacinacao niteroi idoso 300x250px 9 8 24.jpg
bottom of page