top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Conselho de Ética aprova cassação do vereador Gabriel Monteiro


(Reprodução)

O Conselho de Ética da Câmara de Vereadores do Rio aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (11) o relatório final do vereador Chico Alencar (PSOL) pedindo a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar, em função das acusações de estupro, assédio e por forjar vídeos na internet, conforme denúncia do Ministério Público do Rio. Entre as acusações mais graves está o fato de ter filmado sexo com uma menor de idade, na época com 15 anos. A defesa do ex-PM e youtuber pedia ao Conselho o arquivamento do processo.

O caso agora vai ser votado na próxima terça-feira (16) no plenário da Câmara, que decidirá pela cassação ou não do mandato do vereador bolsonarista. Apenas 50 parlamentares participarão da votação, uma vez que Carlos Bolsonaro (Republicanos) pediu licença do cargo para tratar de assuntos particulares. São necessários 34 votos para cassar um mandato parlamentar.

"O dia de hoje é simbólico porque não é mais meu relatório, mas do Conselho de Ética da Câmara, e acontece em um dia simbólico para a democracia. Um parlamentar tem o dever elementar de se comportar com elevação moral dentro e fora da casa. Ninguém tem a intenção de perseguir um colega", afirmou Chico Alencar, que registrou em seu relatório que as denúncias contra Gabriel Monteiro, que incluem crimes sexuais, agressões e intimidações contra ex-assessores e cidadãos, são "repugnantes e abjetas" e motivo para a cassação do mandato.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page