Vereador bolsonarista a caminho da Comissão de Ética


Na sessão plenária de 10 de fevereiro, Douglas se recusou reiteradamente a usar máscara / reprodução de vídeo

A presidência da Câmara Municipal de Niterói aprovou nesta terça-feira (23) a instalação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar pelo prazo de dois anos. Os vereadores Binho Guimarães (PDT), Paulo Eduardo Gomes (PSOL) e Luiz Carlos Gallo de Freitas (Cidadania) serão os membros titulares. Andrigo de Carvalho (PDT), Professor Tulio PSOL) e Paulo Velasco (Avante), os suplentes.


A escolha dos integrantes da comissão é feita entre os partidos com maior bancada, nesse caso PDT, PSOL e Cidadania. O presidente e o relator serão definidos em reunião dos parlamentares, que deverá ocorrer nos próximos dias.


Uma das primeiras medidas, de acordo com o vereador Paulo Eduardo Gomes, líder do PSOL na Câmara, será a análise das representações contra o vereador do PTC Douglas Gomes. A terceira delas foi enviada para a Mesa Diretora pela bancada do PSOL no último dia 22. Embasado em diferentes leis, o documento solicita que a presidência da Câmara e a Comissão de Ética adotem providências imediatas para assegurar que o vereador do PTC use máscara em ambientes públicos, inclusive nas dependências da casa legislativa, sob pena até de perder o mandato.


O requerimento solicita, ainda, o afastamento temporário do parlamentar, por ele ter se negado várias vezes, em sessão plenária no dia 10 de fevereiro, a usar proteção facial — violando leis federais, estaduais e municipais — mesmo com insistência de colegas presentes, conforme denunciado em matéria do TODA PALAVRA.


"Assim que o presidente e o relator forem escolhidos, e que a presidência da Câmara encaminhar as representações para a comissão, definiremos um calendário de reuniões e as oitivas para apurar esse caso. Já na segunda-feira (1º/3) começaremos a trabalhar e a elaborar um cronograma", diz ele.


O presidente da Câmara, vereador Milton Cal (PP), disse, sem citar nomes, que todas as representações sobre conduta de parlamentares serão enviadas ao Conselho de Ética, mas fez questão de ressaltar o papel conciliador do colegiado.


"A Comissão de Ética que está sendo constituída neste novo mandato não atuará para prejudicar colegas, mas para tentar equacionar erros", defendeu.


A julgar, contudo, pela composição da Comissão de Ética, a posição de Douglas Gomes não é nada confortável. Dois dos três membros titulares - Paulo Eduardo e Binho - são autores de representações contra ele, tanto por exibir arma de fogo em seu gabinete, no início de janeiro, afrontando o Regimento Interno da Câmara, quanto pela recusa em usar máscara. E o terceiro integrante da comissãoi, Luiz Carlos Gallo, também é crítico ao colega bolsonarista, já tendo, inclusive, se manifestado contra a presença dele na Comissão de Direitos Humanos.


Único representante bolsonarista eleito para a Câmara de Niterói nas eleições de 2020, Douglas Gomes não apenas resistiu ao uso da máscara e exibiu arma no interior da Câmara, mas também atacou colegas pelas redes sociais, conforme noticiou o Toda Palavra. Ao vereador Paulo Eduardo Gomes e ao seu chefe de gabinete, Fernando Tinoco, referiu-se com os adjetivos “covarde”, “mentiroso” e “canalha”.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle