top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi pescador 780x90 29 11 24.jpg

Conselho de Segurança da ONU aprova plano de cessar-fogo dos EUA para Gaza


O Conselho de Segurança da ONU adotou nesta segunda-feira (10) uma resolução redigida pelos EUA, acolhendo a proposta de cessar-fogo em Gaza anunciada pelo presidente Joe Biden e pedindo ao Hamas que a aceite, informou um correspondente da Sputnik.  A Rússia absteve-se na votação e 14 países, incluindo os EUA, votaram a favor da resolução.


A aprovação da resolução ocorre semanas depois de o presidente Joe Biden ter dito que os israelenses concordaram com o plano.


A proposta estabelece condições para um “cessar-fogo total e completo”, a libertação dos reféns detidos pelo Hamas e a troca de prisioneiros palestinos. O plano inclui três fases que terminariam com um plano de reconstrução para Gaza.


No dia 31 de maio, o presidente norte-americano, Joe Biden, disse que Israel ofereceu ao Hamas uma nova proposta de três fases para chegar a um acordo sobre um cessar-fogo permanente e a libertação de todos os reféns no conflito.


"Israel ofereceu uma nova proposta abrangente. É um roteiro para um cessar-fogo duradouro e a libertação de todos os reféns", disse Biden durante conferência de imprensa. "A proposta foi transmitida pelo Catar ao Hamas e tem três fases."


Segundo Biden, a primeira fase duraria seis semanas e incluiria um cessar-fogo temporário, a retirada total das forças israelenses de todas as áreas povoadas de Gaza e a libertação de vários reféns de ambos os lados.


A segunda fase, disse Biden, seria o fim permanente de todas as hostilidades no conflito, que poderia incluir a libertação de todos os reféns restantes e a retirada total das forças israelenses de Gaza, se as garantias de segurança de Israel forem atendidas.


A terceira fase seria o início de um grande plano de reconstrução para o enclave, disse Biden, que também incluiria a ajuda de parceiros internacionais.


Netanyahu enfrente crise interna

Em meio à crescente pressão internacional pelo fim dos bombardeios na Faixa de Gaza, o partido de Benny Gantz, membro do gabinete de guerra e aliado do premiê Benjamin Netanyahu, apresentou na quinta-feira (30) um pedido para dissolver o Parlamento do país.


Com isso, a sigla quer convocar eleições antecipadas, o que pode retirar Netanyahu do poder.


O premiê enfrenta uma onda de protestos em Israel e questionamentos da população sobre o fracasso nas negociações com o Hamas para o resgate dos reféns mantidos em Gaza desde o dia 7 de outubro de 2023.


Com a Agência Sputnik

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page