Cônsul da Espanha prestigia abertura de exposição em Niterói

Nesta quarta-feira (16/6), o Cônsul da Espanha, Luis Prados Covarrubias, visitou o Museu Janete Costa de Arte Popular e participu da abertura da exposição “Tudo que move é sagrado”. O curador da mostra, Jorge Mendes, e a diretora do museu, Daniela Magalhães, apresentaram ao Cônsul o espaço e a diversidade das obras interativas que compõem a exposição: 60 trabalhos de trinta artistas diferentes.

O Cônsul da Espanha, Luis Prados Covarrubias / Foto: Leo Zulluh, Prefeitura de Niterói

“Fiquei muito impressionado com este museu, com a exposição, que é muito bem curada. Percebemos a importância do movimento e da vida, presentes nas obras. Demonstra a criatividade do povo brasileiro, a partir de coisas simples”, disse Covarrubias.


Recursos manuais, manivelas, motores e vento evidenciam a dinâmica do movimento, justificando o nome da mostra, que é dividida em cinco setores integrados no andar térreo do museu. O curador fez questão de explicar:


“Começa com inspira, expira, catar o vento, respirar o ar em movimento, viver e mover”,


Um sinaleiro de Francisco Rosa dos Santos, e Iansã, a senhora dos ventos, fecham a primeira parte da exposição, que tem uma sala aberta dedicada ao ‘Teatro de mamulengo’, com a instalação de seis pequenas barracas, inspiradas no formato utilizado no município de Glória do Goita, em Pernambuco. Nesta área estão os trabalhos dos mestres Miro Solon, Saúba, Tonho, Titinha, Bel e Bila.

Foto: Leo Zulluh / Prefeitura de Niterói

Além de Jorge Mendes e Daniela Magalhães, o Cônsul da Espanha foi recepcionado pelo Secretário Municipal das Culturas, Leonardo Giordano; pelo Presidente da Fundação de Arte de Niterói, Marcos Sabino e pelo Presidente da Neltur, Paulo Novaes.


“É com enorme emoção que estamos inaugurando esta nova exposição, que, mais uma vez, tem como pano de fundo um tema bem atual que dialoga com este momento tão delicado que estamos vivendo: a dificuldade de nos mover e respirar. A mostra está lúdica e colorida e isso se torna um convite também para as crianças virem nos visitar. Para que todos se sintam seguros, o Museu está respeitando todos os protocolos sanitários contra a Covid-19”, explica Daniela Magalhães.


O Secretário, Leonardo Giordano, fez o convite ao público:


“Quero convidar todas e todos para comparecerem, com as regras de segurança garantidas, no Museu de arte Popular Janete Costa, para conferirem a exposição ‘Tudo que move é sagrado ‘. Ela está lindíssima e é uma mostra que discute temas importantes e que eu queria que o público conhecesse visitando a nossa unidade cultural”.


O Cônsul fez questão de subir ao segundo andar, onde fica a exposição permanente “Construção de um acervo”, com obras de artistas de vários estados brasileiros, também ligadas à narrativa popular.


“Há artistas de regiões muito diferentes, que expressam seus conceitos fundamentais. Esta casa é maravilhosa! E com a coleção permanente também do museu, complementa a ideia da arte popular brasileira. Tem uma Diretora muito entusiasta e percebo o compromisso com esta arte do povo”, explica.

Covarrubias, Daniela Magalhães e Leonardo Giordano / Foto: Leo Zulluh, Prefeitura de Niterói

Ao ser questionado sobre a semelhança entre este tipo de arte que ele viu no local e na Espanha, respondeu:


"A Espanha também tem arte popular que vem é muito antiga. As formas estéticas variam um pouco, mas há técnicas semelhantes de poder criar um mundo próprio, uma identidade a partir da sua vida, da natureza. Fiquei impressionado como a arte popular tem muita presença de brinquedos”, finaliza.


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

Toda Palavra_Banner_300x250_Celular.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg