top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Conta de luz no Rio e Niterói será a mais cara do Brasil


ree
(Reprodução)

A Agência Nacional de Energia Eletrica (Aneel) autorizou aumento na conta de luz em todo o Brasil. Em algumas cidades brasileiras, as contas ficarão bem mais salgadas a partir desta segunda-feira. As da capital fluminense, da Light, se tornarão as mais caras do país com os 4,67% de aumento. Já a residencial de Niterói, Região dos Lagos e o Norte Fluminense, sob a concessionária Enel, também chegarão ao topo do ranking nacional com uma alta de 4,65%.

Para os consumidores de alta tensão da Light, o aumento médio será ainda maior, de 11,83%. No caso da Enel, os consumidores industriais receberão a conta com um aumento de 10,38% nas suas tarifas.

Segundo a Aneel, os aumentos farão com que a tarifa da Enel seja a mais cara do Brasil. A conta da Light (residência/indústria) é a terceira mais cara do país. Em segundo lugar está a tarifa da concessionária do Pará.

Um dos fatores do aumento das tarifas, explicado pela Aneel, é a alta do dólar; outro, o aumento da geração de energia por meio de termelétricas, que é mais cara, em decorrência da falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. Incide, também, os subsídios para programas como Luz para Todos e descontos nas tarifas para usuários de baixa renda, que são repassados para as contas de luz.

O "mercado" estima que em 2021 o aumento médio no preço da energia elétrica seja de 15%.

A Light atende a 3,9 milhões de clientes em 31 municípios do Rio de Janeiro, principalmente na região metropolitana. Tem um faturamento anual de R$ 10,8 bilhões.

Já a Enel atende a 3,6 milhões de clientes em 66 municípios no estado do Rio.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page