top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Conta de luz subiu mais que dobro da inflação desde 2015


(Reprodução)

Desde 2015, a conta de luz dos brasileiros subiu mais do que o dobro da inflação. Levantamento feito pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) ) divulgado pelo Estadão mostra que a tarifa residencial acumula alta de 114%, uma diferença de 137% em relação à inflação no mesmo período, que foi de 48%. De 2015 até o ano passado, o custo da energia elétrica residencial aumentou, em média, 16,3% por ano, contra 6,7% de inflação ao ano.

O levantamento da Abraceel aponta também que os últimos anos têm sido marcados pela criação de novos encargos e custos diretamente repassados ao consumidor.

De acordo com o ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e professor de planejamento energético da UFRJ, Maurício Tolmasquim, além dos reajustes anuais das tarifas, outras medidas aprovadas no Congresso com apoio do governo também devem ter impacto negativo no bolso do consumidor. Entre elas, a autorização dada para contratação de térmicas a gás onde não há infraestrutura para escoar o insumo e a criação de uma reserva de mercado para pequenas centrais hidrelétricas.

“Esses ‘jabutis’, fruto da ação de lobbies no Congresso e referendados pelo governo, terão forte impacto sobre o custo futuro da energia”, afirmou Tolmasquim, citado na reportagem.

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page