top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Controladoria Geral de Niterói completa três anos

A Controladoria Geral do Município de Niterói (GCM-Niterói) comemora neste domingo (24/10) o seu terceiro ano de funcionamento. Na quarta-feira (27/10), a solenidade de apresentação das ações dos Planos de Integridade - Previne Niterói - pelos órgãos e entidades do município, que compõe o cronograma de comemoração dos três anos da CGM, acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, às 14h.

Cristiane Mara Rodrigues Marcelino / Foto: Berg Silva, Prefeitura de Niterói

A controladora-geral, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, que está à frente da pasta desde sua criação, faz um balanço positivo das atividades de controle e fortalecimento da governança com resultados alcançados nas áreas de transparência, controle e gestão.


“Durante esses três anos, trabalhamos em prol da governança e da gestão de riscos, otimizamos os gastos e tornamos a gestão pública mais eficiente, econômica, conforme e transparente. Com isso, geramos valor à administração municipal e fortalecemos a capacidade da prefeitura de Niterói de entregar serviços de qualidade aos cidadãos niteroienses. Isso tudo graças à inovação que tem como fator principal a confiança que geramos em nossos pares e na sociedade como um todo”, destaca Cristiane Mara Rodrigues Marcelino.


A Controladoria Geral do Município é um órgão autônomo da Administração Municipal Direta, diretamente vinculado ao Prefeito, com a finalidade de promover o controle interno dos órgãos municipais e das entidades da administração indireta. Atua na Auditoria Governamental, Controladoria/Controle Interno, Ouvidoria e Incremento à Transparência e Correição.


Na comemoração do aniversário será lançada a iniciativa “Construtores da Integridade e do Compliance” e os primeiros “Construtores” receberão o certificado assinado pelo prefeito Axel Grael, pela controladora-geral, Cristiane Marcelino, e pelo procurador-geral, Michell Maron. Para maiores informações sobre o projeto, acesse: https://bit.ly/3aY7Ll4


Política de riscos


Desde 2019, a partir da iniciativa da CGM, Niterói conta com a Política de Gestão de Riscos do Poder Executivo do Município de Niterói, estabelecida através do Decreto Municipal n° 13.425/19. O decreto estabelece os objetivos, os princípios, as diretrizes e as responsabilidades da gestão de riscos operacionais, administrativos, de integridade, legais, financeiros, orçamentários, contábeis e de imagem, incorporando-a ao processo de tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais, em conformidade com as melhores práticas de governança adotadas nos setores público e privado.


Integridade e Compliance


Também de iniciativa da CGM-Niterói, a Lei nº 3.466, de 10/01/2020, instituiu a Política de Promoção de Integridade e Compliance a nível municipal. A lei corresponde a um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de prevenção, detecção e correção de práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e desvios éticos e de conduta. A lei instituiu o Plano de Integridade e Compliance nos órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta e criou o Comitê de Integridade e Compliance.


Prêmios


Niterói conquistou duas vezes a nota 10 na Escala Brasil Transparente, um projeto da CGU e duas vezes a nota máxima no Ranking Nacional da Transparência do Ministério Público Federal. Também foi eleita a 9ª cidade mais inteligente do Brasil pelo Ranking Connected Smart Cities e no eixo Transparência e Governança, é considerada a melhor cidade do país, ficando em 1º lugar.


Niterói também é, pelo quinto ano consecutivo, a melhor cidade em gestão de finanças do Estado do Rio, conforme o índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), o município de Niterói foi o único que apresentou uma gestão fiscal excelente em 2020 e permanece no topo do ranking. Além disso, é o primeiro lugar no Estado do Rio e 22º no País no índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (CFA).


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói


Comentários


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page