COP-29 começa no Azerbaijão
- Mehane Albuquerque
- 11 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
A 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP-29) teve início na capital do Azerbaijão, Baku, no dia 11 de novembro. Durante 12 dias, representantes de mais de 100 países discutirão a luta contra o aquecimento global.

Simon Steele, secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), discursou na abertura da conferência. Ele pediu que a reunião chegasse a um acordo sobre uma nova meta global para o financiamento climático e desse início aos mercados internacionais de carbono.
"O processo de negociação sob o patrocínio da UNFCCC é a única plataforma em que podemos abordar a crise climática e exigir credibilidade uns dos outros para tomar medidas práticas", enfatizou.
No primeiro dia da conferência, o ministro da Indústria e Tecnologias Avançadas dos Emirados Árabes Unidos Sultan bin Ahmed Al Jaber entregou o cargo de presidente da COP ao ministro da Ecologia e Recursos Naturais do Azerbaijão Mukhtar Babaev. O alto funcionário dos Emirados resumiu os resultados da presidência, destacando a adoção do Consenso dos Emirados Árabes Unidos, um acordo que se tornou referência para atingir as metas climáticas globais.
Ele também destacou iniciativas como a Carta de Descarbonização do Petróleo e do Gás, o lançamento do maior fundo de investimento climático do mundo e outros projetos, informa a Emirates News Agency (WAM), parceira da rede TV BRICS.
Mais de 2.000 eventos serão realizados durante a COP-29, com destaque para uma cúpula de líderes realizada entre os dias 12 e 13 de novembro, com a participação de chefes de Estado, governos, diretores de organizações internacionais e outros autoridades.
De acordo com os organizadores, uma das iniciativas fundamentais da agenda da COP-29 é a criação do Fundo de Ação para Financiamento do Clima. Espera-se que ele seja formado a partir dos fundos de países e empresas produtoras de combustíveis fósseis. O fundo se concentrará em projetos de financiamento climático em países em desenvolvimento.
A COP-29 terminará no dia 22 de novembro. Segundo estimativas preliminares, cerca de 80.000 delegados, incluindo representantes de empresas e da sociedade civil, bem como cientistas e especialistas, visitarão Baku durante a conferência.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments