Copa América de Bolsonaro pode acontecer em apenas 3 estados


Bolsonaro e o presidente da CBF, Rogério Caboclo (Divulgação)

Apenas três estados, além do Distrito Federal, se ofereceram para sediar os jogos da Copa América, anunciada oficialmente pelo presidente Jair Bolsonaro na tarde desta terça-feira. Bolsonaro chegou a anunciar que os jogos aconteceriam em cinco sedes, mas a Casa Civil informou que serão em quatro.

"Faltava escolhermos as sedes em comum acordo e agora já tivemos quatro governadores: aqui de Brasília, Rio, Mato Grosso do Sul e Goias... Seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América", afirmou o presidente.

Apesar de ter citado Mato Grosso do Sul, o estado que se ofereceu foi Mato Grosso.

As partidas acontecerão sem público. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que havia se manifestado favorável à realização do evento, voltou atrás e barrou jogos no estado.

O anúncio da sede provocou forte repercussão negativa. O evento aconteceria na Argentina, mas o governo de Alberto Fernández vetou a realização do torneio sul-americano em decorrência do agravamento da Covid.

Bolsonaro já havia deixado praticamente certa a confirmação mais cedo nesta terça. “No que depender de mim e de todos os ministros, inclusive o ministro da Saúde, já está acertado, haverá [Copa América no Brasil]”, disse a apoiadores no Palácio da Alvorada.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a pasta foi encarregada de elaborar protocolos seguros para a realização do evento, que reunirá outros nove países. O ministro ainda disse que é para “trazer alegria ao povo brasileiro que ama o futebol”.

Apesar dos mais de 465 mil mortos na pandemia - foram confirmados 2.408 óbitos nas últimas 24 horas, elevando o número total para 465.199 - e o alerta de autoridades de saúde para uma terceira onda de Covid-19 no Brasil, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou em rede social que "venceu a coerência".

"Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O (Brasil) que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana,sem falar nos campeonatos estaduais e brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público".


300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif