top of page
banner multivacinacao niteroi idoso 780x90px 9 8 24.jpg

Cosud debate reforma tributária, mudança climática e segurança

Começou nesta quinta-feira (8/8) e vai até amanhã (sábado,10/8), na região de Pedra Azul, no Espírito Santo, a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento reúne autoridades e gestores das duas regiões para debater problemas comuns. Durante três dias, o Cosud Pedra Azul terá como temas centrais a necessidade de adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e segurança pública, tema recorrente de edições anteriores.

A abertura do encontro contou a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além do anfitrião do evento, o governador Renato Casagrande, e dos governadores Cláudio Castro, do Rio de Janeiro; Tarcísio de Freitas, de São Paulo; Romeu Zema, de Minas Gerais; Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; e Jorginho Melo, de Santa Catarina.


Nesta sexta-feira (9/8), serão realizados 14 grupos de trabalho (GTs) em pontos diferentes da região turística. Serão debatidos nos GTs temas ligados à saúde, educação, meio ambiente, agricultura, desenvolvimento econômico, infraestrutura, direitos humanos e políticas para mulheres, esporte, turismo, cultura e outros.


Na abertura do evento, Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, ressaltou a importância do Cosud e de debater temas em comum entre os estados do Sul e Sudeste.


"Nós fomos as últimas regiões a organizar um consórcio. Demorou até percebermos que unidos temos mais força. É necessária essa integração e consolidação do Cosud. Vamos tratar aqui de temas importantes e que afligem todos os estados. Desse encontro, eu creio que vamos levar muita coisa boa para os nossos estados. O Sul e Sudeste são grandes instrumentos para o desenvolvimento do país" - ressaltou.


O governador Cláudio Castro ressaltou a necessidade de mudanças na renegociação da dívida pública e reforçou a necessidade de tratar os problemas na segurança pública sob uma perspectiva nacional.

"Nosso debate vai muito além de uma perspectiva de ajuda. Mas sim de um Brasil que volte a crescer. Precisamos que a dívida dos estados seja revista de maneira justa. O Sul e o Sudeste são as regiões que mais ajudam o país. Não podemos continuar assim, com uma dívida impagável", destacou o governador.


Sobre a segurança pública, Castro afirmou que é preciso um trabalho integrado.


"O debate sobre segurança pública, precisa levar em consideração a rota da criminalidade nas fronteiras, lavagem de dinheiro, entre outros pontos. Esse problema precisa ser tratado como uma questão de todo o Brasil. Precisamos de um trabalho colaborativo e integrado. Se não for assim, continuaremos sugando dinheiro de outras áreas para tentar conter essa situação. A gente tem que começar a pensar que Brasil queremos no futuro", afirmou ele.

Comentários


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
banner multivacinacao niteroi idoso 300x250px 9 8 24.jpg
bottom of page