Criação de um Mercado Popular para apoiar informais

O candidato do PSOL a prefeito de Niterói e sua vice, Flavio Serafini e Josiane Peçanha, foram ao Centro conversar com ambulantes e trabalhadores do comércio para saber sobre as condições de trabalho em meio à pandemia e suas demandas de forma geral. Os ambulantes relataram muito a instabilidade e a falta de licenças permanentes. Os comerciais, destacaram o medo de perder seus empregos com a crise.
Na conversa, Serafini destacou que em seu Programa de Governo há propostas especialmente voltadas para trazer melhorias nas condições de trabalho dos ambulantes. Entre elas a criação do Mercado Popular Solidário e Ecológico nos terrenos próximos ao Terminal Rodoviário Governador João Goulart, com barracas padronizadas e uso de energia limpa, por meio de painéis de energia solar, e a regulamentação dos trabalhadores informais, assegurando apoio técnico e infraestrutura para o desenvolvimento de suas atividades.
Além disso, o candidato destacou que para a manutenção dos empregos no comércio será necessário um programa de incentivo aos pequenos comércios que tenha como contrapartida a manutenção dos empregos.
- A crise é grande e garantir o direito ao trabalho é fundamental, por isso vamos regularizar a situação dos ambulantes e construir um Mercado Popular e Ecológico ao lado do terminal. Ao mesmo tempo apoiar os pequenos comércios para garantir os empregos. Quem tem trabalho come, alimenta a família e ajuda a rodar a economia -. disse Serafini, que estava acompanhado dos candidatos a vereadores Juliana Alves e Sadi.
A noite, Serafini foi entrevistado por jovens estudantes universitários.